AVANÇO: PROJETO PREVÊ FERROVIA PASSANDO POR BARRA DE SÃO FRANCISCO

O prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marim, esteve reunido na tarde de hoje – quarta (17), com o Diretor Presidente do Grupo Petrocity, José Roberto Barbosa, e com o prefeito do município de Mantena-MG, João Rufino Sobrinho, para tratar de assuntos relacionados à construção de uma ferrovia que cortará Barra de São Francisco. De acordo com o prefeito Alencar, além de abrigar a ferrovia, o município também terá uma unidade de transbordo e armazenamento de cargas.

A princípio, com projeto para conclusão em 2025, a ferrovia deverá ter o itinerário: Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, ao litoral de São Mateus, no Norte do Espírito Santo (região de Urussuquara), local em que a empresa Petrocity realiza a instalação de um centro portuário no valor de R$ 3,1 bilhões, com previsão de conclusão das obras para 2021. Posteriormente, como parte de uma segunda etapa do projeto, a ferrovia chegará até a cidade mineira de Sete Lagoas, atendendo o Norte/Noroeste do Espírito Santo, Região Central de Minas e Sul da Bahia. Investimento que deverá custar R$ 6,5 bilhões.

Ainda de acordo com o prefeito Alencar, a ideia do encontro de hoje, na cidade de Mantena, partiu da Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (ASSOLESTE) e do prefeito João Rufino, que após participar de um seminário, realizado em Valadares, solicitou a reunião.

“No encontro de hoje, solicitei a realização de um seminário em Barra de São Francisco, para melhor explanar o assunto aos empresários, representantes da sociedade civil e a quem interessar. Esse seminário deverá acontecer na 2ª quinzena de maio (mês que vem) deste ano (2019). Esse projeto fora do papel trará muitos benefícios para Barra de São Francisco e para toda a região, sem dúvidas”, explicou Alencar.

Data de Publicação: quarta-feira, 17 de abril de 2019