PREFEITURA DE BARRA DE SÃO FRANCISCO DISPONIBILIZA VACINA PARA RECÉM-NASCIDOS NO HOSPITAL DR. ALCEU MELGAÇO FILHO

Através de parceria firmada entre a Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde com o Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho, as futuras mamães não mais precisarão, necessariamente, buscar pela vacina de combate a hepatite/B e BCG, que imuniza contra a forma mais grave da tuberculose, nas unidades de saúde geridas pelo executivo municipal.

Recomendadas pelo Programa Nacional de Imunizações, a primeira dose das duas vacinas precisam ser administradas nos bebês logo após o nascimento ou até doze horas posteriormente a realização do parto. A partir de agora, com a parceria firmada entre a prefeitura e o hospital local, os recém-nascidos já deixarão a unidade de atendimento imunizados.

“Funcionava assim: Antes, após o parto realizado no Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho, as mães tinham que imunizar os filhos nos postos de saúde do município, porque é a saúde municipal que busca essas vacinas na regional, em São Mateus, e fica responsável pela distribuição delas aqui na cidade. Ao final de cada mês, a pasta faz o recolhimento da quantidade utilizada e transmiti as informações ao Programa de Imunizações”, explicou a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Solange Maria Barbosa.

Ainda segundo a coordenadora, mesmo com o município disponibilizando essas vacinas ao hospital, os postos de saúde do município continuarão tendo os dois tipos da vacina.

O Secretário Municipal de Saúde, Ronan César Godoy da Costa, que é servidor de regime estatutário no executivo municipal, informou que a ideia de levar essas vacinas para o hospital vem sendo amadurecida há algum tempo, e que após avaliações, como local de armazenamento e temperatura, por exemplo, além de diálogos com o Diretor do hospital, Gustavo Lacerda, a ideia saiu do papel.

“Depois de colocar a saúde municipal mais próxima do cidadão, nós tínhamos mais essa missão que, inclusive, foi um pedido do prefeito Alencar feito a nós. Desta forma, as mães não terão mais o trabalho de após o parto ter que ir em busca da vacina na municipalidade para seus filhos recém-nascidos”, disse Ronan.

Para que essa realidade fosse possível, o Coordenador da Imunização e Triagem Neonatal da saúde municipal, Sales Junior Vital, juntamente com a enfermeira da Maternidade Neonatal do hospital local, Luciana Sabadim, precisaram passar por capacitação na Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Data de Publicação: terça-feira, 23 de abril de 2019