ALERTA DA PMBSF: APÓS NOTA INFORMATIVA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, CIRCULAÇÃO DO FUMACÊ ESTÁ PROVISORIAMENTE SUSPENSA

Após comunicado do Ministério da Saúde (MS), replicado à Prefeitura de Barra de São Francisco por meio do Governo do Estado, fica suspensa - provisoriamente - a circulação do carro fumacê no combate ao mosquito da dengue em Barra de São Francisco. Demais municípios do País também estão adotando a mesma medida.

Cita o referido documento que: “Considerando comunicado do Ministério da Saúde, na pessoa do Sr. Isaías Teixeira Neto, consultor técnico do MS, vimos, por meio deste, informar o desabastecimento momentâneo do adulticida Malathion EW44%. O MS informou, sem aviso prévio, que tem 06 lotes do referido produto em análise de controle de qualidade no laboratório Ecolyzer de São Paulo e que, caso os referidos lotes sejam aprovados, o MS irá regularizar o repasse às Secretarias Estaduais de Saúde”. Ainda segundo o documento, “os resultados analíticos deverão ser concluídos em até 30 dias”.

Diante da situação apresentada, o executivo municipal, através do Departamento de Vigilância em Saúde, chama a atenção da população francisquense para que não deixem, em hipótese alguma, água parada. E para a necessidade imediata de redobrar os cuidados.

Além disso, como forma de suprir a colaboração até então prestada pelo carro fumacê, neste período em que o veículo ficará parado, o município irá intensificar as atividades de combate por meio de mutirões e mais parcerias. Também vale lembrar que para combater o vetor é preciso a participação efetiva de toda a sociedade. Contamos com você!

Data de Publicação: quinta-feira, 27 de junho de 2019