SEMEC PROMOVE MAIS UMA CAPACITAÇÃO PARA MERENDEIRAS E AUXILIARES DE COZINHA

Na tarde desta quarta-feira (11), a Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), por meio do Departamento de Distribuição de Merenda Escolar, promoveu mais uma capacitação para as merendeiras e auxiliares de cozinha da Rede Municipal de Ensino, responsáveis pelo recebimento, armazenamento e preparo da merenda escolar. O encontro aconteceu no auditório da SEMEC.
 
A Secretária Municipal de Educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, deu início aos trabalhos e destacou a importância de os profissionais estarem sintonizados no cumprimento das normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso, a secretária deixou claro que “a SEMEC estará sempre de portas abertas para ouvir e buscar soluções junto aos profissionais que fazem a educação acontecer no município”.
 
Posteriormente, na presença da integrante do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), Ester Covre Cardoso, as nutricionistas Vera Lima e Thamara Alves transmitiram as informações técnicas aos profissionais que atuam nas cozinhas das escolas.
 
MERENDEIRA (O) ESCOLAR
A merendeira escolar tem um papel fundamental na qualidade da merenda que será ofertada aos alunos. Além de ser responsável por oferecer refeições bem preparadas e sem riscos para a saúde dos educandos, a merendeira pode ser capacitada para se tornar uma excelente educadora alimentar, juntamente aos professores da unidade de ensino. Ao preparar e servir a merenda, esse grande profissional pode ajudar a orientar os alunos na formação de bons hábitos alimentares.
 
ATRIBUIÇÕES DAS (DOS) MERENDEIRAS (OS)
Receber da nutricionista as instruções necessárias; Controlar os gastos e estoques de produtos; Armazenar alimentos de forma a conservá-los em perfeito estado para o consumo; Preparar os alimentos de acordo com a receita e cardápio de forma a estarem prontos nos horários estabelecidos; Organizar os utensílios e todo o material necessário à boa distribuição da merenda; Servir os alimentos na temperatura adequada; Cuidar da limpeza e manutenção do material e locais destinados à preparação, estocagem e distribuição; Demonstrar interesse e cumprir as determinações superiores; Tratar com amor e respeito as crianças, incentivando-as a “comer de tudo” sem deixar sobras; Higienizar utensílios, equipamentos e dependências da cozinha.
 
RESPONSABILIDADES DAS (DOS) MERENDEIRAS (OS)
Providenciar com antecedência a merenda, segundo as técnicas de preparo, para que a alimentação esteja pronta no horário estabelecido e na temperatura adequada; Lavar os utensílios de distribuição antes e depois de usá-los; Quando necessário, colocar os gêneros alimentícios de molho na véspera de seu uso; Controlar o consumo de gás, material de limpeza, entre outros; Cuidar da conservação do fogão, bem como controle das panelas, pratos, canecas, tigelas e todos os outros utensílios da cozinha.
 
HIGIENE PESSOAL
Apresentar-se sempre limpo (a), com touca e avental, com as unhas limpas e aparadas. “Seja um exemplo!”
 
HIGIENE DOS ALIMENTOS
Sempre lavar as verduras, legumes e frutas, após usar sanificante (vinagre ou água sanitária) de forma adequada.
 
HIGIENE DOS EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS
Sempre após o uso de qualquer equipamento, higienizar e, se possível, passar água quente.
 
HIGIENE DA COZINHA E ESTOQUE
A cozinha deve estar limpa antes e após a preparação dos alimentos.
 
ARMAZENAMENTO
Retirar das embalagens recebidas e não deixá-las abertas após o uso.
 
CUMPRIMENTO DO CARDÁPIO
Seguir o mais próximo possível, observar alimentos estragando e com a data de validade próxima ao vencimento.
 
HIGIENIZAÇÃO DO AMBIENTE
Manter utensílios como pratos, talheres e canecas limpos e esterilizados, bem como acondicionados em recipiente com tampa; Lavar todo o equipamento que for usado no dia. Da mesma forma, deve-se guardá-los limpos e secos; Manter pisos, paredes e bancadas sempre limpos, devendo fazer uma limpeza geral semanalmente. É proibido cantar, assobiar, tossir, espirrar, cuspir, fumar e utilizar aparelho de som em alto volume.
 
ESTOQUE
Controlar a entrada e saída dos alimentos diário; Verificar a data de validade dos alimentos = PEPS (Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai) e etiquetar o estoque; Observar os aspectos dos alimentos antes e depois de sua preparação, quanto ao cheiro, cor e sabor; Abrir apenas as embalagens para o consumo do dia; Guardar bem fechadas - em um recipiente, as que não forem utilizadas totalmente.
 
NO ESTOQUE DEVEM
Retirar os alimentos das caixas de papelão e armazená-los nas prateleiras ou estrados; Deixar os alimentos afastados da parede e com espaço entre as pilhas de alimentos; Não forrar as prateleiras com papel ou plástico, pois dificulta a limpeza e pode servir de abrigo para insetos; Agrupar todos os alimentos iguais (do mesmo gênero) no mesmo local – na prateleira; Nunca armazenar no mesmo local alimentos, produtos de limpeza e inseticidas, além de retirar embalagens abertas de dentro do estoque e acondicioná-las em recipiente próprio.
 
NO RECEBIMENTO DA MERENDA DEVEM
Conferir a mercadoria; Observar cor, odor e textura; Verificar se não há danos físicos no produto; Avaliar a aparência, qualidade, data de fabricação e validade, Observar se as embalagens estão íntegras. Produtos reprovados devem ser devolvidos no ato do recebimento ou separados e bem identificados para devolução.
 
CARDÁPIO ESCOLAR
O cardápio deve ser colocado em local bem visível com todos os dias da semana (segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira) juntamente com os nomes das preparações. Dessa forma, estará orientando melhor a organização de cada preparo, além de evitar perguntas repetitivas sobre a merenda de cada dia.
 
O cardápio não pode ser alterado, exceto por ordem do Departamento de Distribuição da Merenda Escolar. E lembre-se: A boa apresentação influencia na aprovação dos cardápios.
 
ORIENTAÇÃO PARA A DISTRIBUIÇÃO DA MERENDA
Macarrão: Fazer o macarrão com alho e óleo; Servir com uma concha de molho (lembrando que o molho deve sempre vir acompanhado de legumes junto da carne).
 
Polenta: Fazer a polenta e o molho separado (colocar no prato do aluno uma concha de polenta e uma concha de molho).
 
Estrogonofe: Carne picada em cubos e não desfiada.
 
Vitamina de Frutas: Deve ser feita e consumida o mais rápido possível (as frutas podem ser congeladas).
Sempre que receber frutas para o preparo dos sucos, as mesmas devem ser congeladas para o dia que estiver no cardápio. (Não será permitido em outros dias).
 
Sanduíche Natural: Deve ser feito com frango desfiado, cenoura, temperos naturais, maçã e requeijão.
 
Ervilha e milho verde podem ser usados no preparo do arroz, cachorro quente, sanduíche natural e estrogonofe.
 
O arroz pode ser acompanhado de legumes picados em cubos e frango desfiado.
 
Vale reforçar que o cardápio da merenda escolar da Rede Municipal de Ensino é elaborado por profissionais qualificadas (Nutrição).
 
Prefeitura de Barra de São Francisco 2017/2020 Investindo em Educação.
 
Assessoria de Comunicação
Yuri Marcones Garcia

Data de Publicação: quarta-feira, 11 de setembro de 2019

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro
Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000
Telefone
(27) 3756-8000 / (27) 3756-4287
E-mail
gabinete@pmbsf.es.gov.br
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta de 08h00 às 11h00 / 13h00 às 16h00
Localização