PREFEITURA PROMOVE MAIS UMA PALESTRA COM A TEMÁTICA 'OUTUBRO ROSA'

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na noite desta terça-feira (29), a Prefeitura de Barra de São Francisco realizou mais uma palestra com a temática Outubro Rosa. O encontro teve início às 18h, no auditório do CRAS, nas proximidades da Delegacia de Polícia Civil, no bairro Nova Barra.

Após palestrar sobre o câncer de mama, a enfermeira do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Bambé, Fernanda Rizzo Herzog, abriu espaço para que as mulheres presentes pudessem fazer perguntas e sanar suas dúvidas.

Na sequência, a palavra foi compartilhada com a convidada, servidora pública aposentada, Lecilda José Boechat, que de forma bem descontraída e incentivadora, falou um pouco da sua história desde o primeiro diagnóstico de câncer de mama, em outubro de 2006. Lecilda segue com o tratamento.

"Viva a vida; um dia de cada vez. Ame e compartilhe gentileza", aconselhou Lecilda.

Quem também compartilhou um pouco da sua história na luta contra o câncer de mama foi Regiane Saar, ela, que é servidora pública estatutária na Secretaria Municipal da Fazenda da Prefeitura de Barra de São Francisco, venceu a doença, mas contou que descobriu o nódulo na mama ao se tocar durante um banho de chuveiro, em 2011.

"Ao sentir o nódulo, logo procurei marcar uma consulta médica. E ao ser diagnosticada com câncer, minha maior preocupação foi deixar os meus filhos, em especial o meu caçula, que na época, era praticamente um bebê; tinha menos de 2 anos. Ao iniciar o tratamento, fiquei careca, mas não me deixei abater. É confiar em Deus e acreditar que a gente vence", declarou Regiane.

A enfermeira Fernanda destaca que o câncer de mama não é exclusividade no sexo feminino, podendo aparecer também em pessoas do sexo masculino.

"Tanto as mulheres quanto os homens devem fazer o auto exame que se dá por meio do toque. Lembrando que nas mulheres é feito o exame de mamografia, já nos homens é feita a ultrassonografia para uma melhor avaliação clínica", explicou Fernanda.

O encontro encerrou por volta das 20h:30 com sorteio de brindes e degustação de uma deliciosa refeição preparada pela equipe do CRAS.

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

 

 

Assessoria de Comunicação
Yuri Marcones Garcia

Data de Publicação: terça-feira, 29 de outubro de 2019

LEIA MAIS...

ELEITOS PARA O CONSELHO TUTELAR QUADRIÊNIO 2020/2023
ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro
Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000
Telefone
(27) 3756-8000 / (27) 3756-4287
E-mail
gabinete@pmbsf.es.gov.br
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta de 08h00 às 11h00 / 13h00 às 16h00
Localização