CARRETA DA SAÚDE DO PROJETO 'RODA-HANS: HANSENÍASE' EM BARRA DE SÃO FRANCISCO NA QUINTA-FEIRA 21 DE NOVEMBRO/2019

A Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa aos munícipes que na próxima quinta-feira (21), estará aqui no município a Carreta da Saúde do Projeto 'Roda-Hans: Hanseníase, idealizado pelo Ministério da Saúde (MS), NOVARTIS Brasil e ONG DAHW Brasil, iniciado em 2009 visando capacitação em serviço da rede de Atenção Básica na Hanseníase, com foco no diagnóstico precoce, tratamento, prevenção de incapacidades e promoção em saúde sob o monitoramento do estados.

O veículo, que possui cinco consultórios e uma sala para coleta de exames laboratoriais, ficará estacionado em frente a sede da prefeitura, no Centro, sendo o atendimento das 8h às 14h, exclusivamente na quinta-feira.

Quem deve comparecer para realizar exames?

Deve comparecer para a realização de exames toda a população que apresentar diversos sintomas demartológicos, como manchas na pele, desde que não seja melasma.

Você que já teve registro de casos de doenças de pele na família, deve se dirigir até o veículo e realizar o seu exame.
Junto aos técnicos do Ministério da Saúde do Projeto Roda Hans, estará os nossos servidores da Saúde Municipal que compõem a equipe da Estratégia da Saúde da Família.

De acordo com dados do coeficiente anual de detecção geral de casos de hanseníase por 100.000 habitantes, em 2014 Barra de São Francisco registrou 6,7 casos; em 2015: 33,6; 2016: 13,5; 2017: 24,7 e em 2018: 15,7 casos.

Objetivos da vinda da Carreta Hoda-Hans: Hanseníase a Barra de São Francisco

O projeto chega a Barra de São Francisco para capacitar profissionais da Atenção Primária à Saúde para diagnóstico e manejo clínico da hanseníase; Diagnosticar precocemente novos casos da doença; Contribuir para a formação continuada de profissionais de saúde em hanseníase; Estimular a participação da população geral em ações de promoção à saúde e informar a população geral sobre os aspectos clínicos e sociais da doença.

Portanto, não se esqueça: A carreta 'Hoda-Hans: Hanseníase' estará disponível para a realização de consultas e exames de sintomas dermatológicos na próxima quinta-feira (21), das 8h às14h, em frente a sede da Prefeitura de Barra de São Francisco, no Centro do município.

Não tenha preconceito, tenha prevenção. Sua Saúde Vale Mais!

Data de Publicação: segunda-feira, 11 de novembro de 2019