ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL SÃO EXEMPLO DE INOVAÇÃO DURANTE A QUARENTENA CONSTRUINDO PARCERIAS COM INOVA E JOVENS GÊNIOS

O município Barra de São Francisco, através do projeto ‘Desafios no Lar’, que nasceu dentro do projeto municipal “Superando Desafios”, tem mostrado uma resposta rápida e inovadora neste momento súbito de paralisação das atividades escolares devido à pandemia da Covid-19.

Em parceria com a Inova – Consultoria em Educação - do Espírito Santo, e com a Startup carioca Jovens Gênios, um projeto-piloto de ensino a distância foi lançado para alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II.

Através de uma plataforma digital gamificada capaz de individualizar o aprendizado, alunos são capazes de estudar, em casa, os conteúdos por meio de jogos semelhantes aos games que adolescente tem familiaridade -, focado nos conteúdos de matemática que é uma grande fragilidade da nossa rede. O projeto-piloto tem sido uma solução eficaz, uma vez que a plataforma da Jovens Gênios é toda automatizada e ainda fornece ao professor relatórios de aprendizagem e engajamento.

Além disso, dezenas de professores já passaram por uma formação on-line em Metodologias Ativas de Aprendizagem fornecida pelos parceiros com o intuito de prepará-los, cada vez mais, para essa nova realidade da educação brasileira e na implementação da nova plataforma na realidade de seus alunos.

O projeto-piloto com a Jovens Gênios em Barra de São Francisco é 100% gratuito e a Secretaria Municipal de Educação está comprometida em apoiar essa iniciativa para ajudar ainda mais alunos e professores nesse desafio.

O isolamento social e a pandemia estão exigindo que os educadores se reinventem de muitas maneiras. No entanto, muitas coisas precisarão continuar em movimento, mesmo de um jeito diferente. É nesse contexto que a tecnologia pode e deve ser usada para beneficiar a comunidade local trazendo alternativas e soluções para que os alunos continuem a se desenvolver e crescer como seres humanos.

Sec. de Comunicação
Texto produzido pela SEMEC