PREFEITURA ATRAVÉS DO CRAS REALIZA SONHO DE CASAIS AO PROMOVER CASAMENTO COMUNITÁRIO

Através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a Prefeitura de Barra de São Francisco realizou o sonho de 22 casais: Oficializar a união. A realização do casamento comunitário foi devidamente divulgada nas páginas oficiais do Executivo Municipal e no rádio. As inscrições começaram em 12 de novembro do ano passado (2019), na sede do CRAS, no bairro Nova Barra, e por causa da pandemia covid-19, para evitar aglomeração de pessoas, foram feitos uma sequência de casamentos em diferentes datas, sendo o início dos mesmos em novembro passado.

Os proclames aconteceram nos cartórios de registro civil em Vila Paulista (distrito) e sede Barra de São Francisco. A cerimônia que estava prevista para acontecer com todos os casais foi cancelada em virtude do novo coronavírus, e os inscritos foram devidamente informados pela equipe do CRAS quanto ao cancelamento. O projeto, que tinha previsão de oficializar a união de 50 casais, foi concluído com a entrega das certidões para um número reduzido, e foi servido bolo e entregue uma lembrança como marca desse momento mais que especial na vida dos apaixonados, agora, casados.

Para se inscrever era necessário residir no município de Barra de São Francisco por um período mínimo de seis meses, comprovar renda de até um salário mínimo por família, possuir Cadastro Único atualizado no município e ter idade mínima de 18 anos até a data limite para a inscrição. Pessoas com idades entre 16 e 17 anos até poderiam se inscrever, mas com a autorização dos responsáveis legais, devendo estar acompanhados dos mesmos e apresentar a documentação exigida no ato da habilitação em cartório. Para realizar a inscrição também era preciso apresentar ausência de impedimentos legais para casar-se, conforme os termos do Art. 1.521 do Código Civil.

No ato da inscrição, no CRAS, o candidato precisava apresentar cópia da carteira de identidade (RG), certidão de nascimento original, cópia de cadastro de pessoa física (CPF), número de inscrição social (NIS), cópia do comprovante de renda e cópia do comprovante de residência.

À comunicação da prefeitura, em 11 de novembro passado (2019), quando ainda não se falava da pandemia covid-19 no município, a Assistente Social e Coordenadora do CRAS, Shirley Teixeira Ribeiro, disse que a cerimônia seria realizada em local ainda a ser definido, e que as inscrições iriam acontecer até o esgotamento do número total de vagas disponível.

Sec. de Comunicação

Data de Publicação: sexta-feira, 28 de agosto de 2020