OFICIALIZADA A ENTREGA DA ESCOLA MUNICIPAL BARRA DE ITAPERUNA

Após reforma possível através de parceria entre a Prefeitura de Barra de São Francisco e a empresa Internacional Granitos e Mármores (IGM), nesta sexta-feira (4), o prefeito Alencar Marim oficializou a entrega da Escola Municipal Barra de Itaperuna. A cerimônia aconteceu na sede da unidade de ensino, em Distrito Vila Itaperuna, com o número de pessoas e o tempo bastante reduzido. O uso da máscara de proteção foi um dos acessórios indispensáveis para os que participaram do ato. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, o investimento aproximado foi de R$ 250 mil.

Iniciando o trabalho de entrega da unidade educacional, a ex-aluna da escola, Sara Letícia, contemplou a todos com o louvor ‘halleluya’ (ela mesma tocou o violão e cantou), na sequência, a professora Lucineia Vargas, fez um momento de oração.

O prefeito Alencar Marim, que também é professor estatutário na Rede Municipal de Educação do município, falou da satisfação de participar de momentos como esse, em que uma comunidade inteira é beneficiada.

“Eu me emociono em momentos como esse. Essa foi uma excelente parceria, e que agora tornou possível esse sonho da comunidade. Não tenho dúvidas de que dessas salas de aula sairão excelentes profissionais”, comentou o prefeito.

Os empresários da IGM, Domingo Sávio Otaviani e Sonia Furlaneto Otaviani, bem como o advogado do grupo, Wedstone Manzolini Machado, falaram da tamanha satisfação em poder fazer parte desse momento tão importante para a comunidade de Vila Itaperuna. Já o Presidente Executivo da Associação Noroeste de Pedras Ornamentais (ANPO), Mario Imbroisi, discursou sobre a intenção e a responsabilidade de cumprir investimentos como este feito no distrito. Também não faltou manifestação de agradecimentos por parte da diretora da unidade escolar, Maria Lúcia Marcolino. Ficou visível a satisfação dela em poder trabalhar, e de certa forma, quando as aulas presenciais retornarem, ter a oportunidade de apresentar aos estudantes uma estrutura física melhor.

HISTÓRICO DA ESCOLA

A unidade de ensino de Distrito Vila Itaperuna foi construída em 1950, em uma área de 1.050 m² quadrados, doada pelo munícipe Wilson Neves da Cunha. Na ocasião, apenas duas salas foram construídas para atender alunos de primeira à quarta série. Com o passar do tempo, outros cômodos foram erguidos.

Através do Conselho Estadual de Educação, por meio do ato de aprovação nº 41/75 de 28 de outubro de 1978, publicado em 18 de novembro de 1978, foi autorizado o funcionamento da Escola de Primeiro Grau Barra de Itaperuna. A unidade educacional recebeu este nome por causa do Córrego Itaperuna, que é afluente do Rio São Mateus, que corta o município e passa pelo distrito.

A partir do ano de 1979, com o aumento do número de alunos –, segundo registro da escola: 192 alunos na época -, também foi implantada a quinta série.

Já em 18 de julho de 2005, com a municipalização, a nomenclatura da escola mudou e ela passou a ser: Escola Municipal Barra de Itaperuna, nome que permanece até hoje.

No ano de 2009, a escola passou por reforma em sua estrutura: Recebeu nova pintura e teve todo o piso substituído. Além disso, por causa da grande demanda de alunos, mais uma sala de aula precisou ser construída.

Atualmente a escola possui seis salas de aula, quatro banheiros, sala para os professores, secretaria, cozinha, despensa onde é armazenada a merenda, outra despensa onde é armazenado os produtos de limpeza e uma sala que é utilizada para guardar os livros.

Sec. de Comunicação
Fotos: Wescley Faeny