SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA INÍCIO DA 2ª ETAPA DE VACINAÇÃO EM COMBATE À COVID-19

COMEÇA NESTA QUARTA 24/02 E PÚBLICO ALVO SÃO IDOSOS DE 85 A 90 ANOS DE IDADE

23 de fevereiro de 2021 às 00h00.

A Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a partir desta quarta (24/02) começa a segunda etapa de vacinação em combate à covid-19. Serão imunizados idosos de 85 a 90 anos de idade. Idosos com idade superior a 90 anos que ainda não se vacinaram também podem receber a dose.

A vacinação vai acontecer na Unidade de saúde Alvino Campos (Pavilhão), no Centro, na Unidade de Saúde do bairro Irmãos Fernandes, Unidade de Saúde do bairro Vila Vicente e Unidade de Saúde do bairro Bambé, de segunda a sexta, das 8h às 16h. É necessário levar o Cartão SUS, CPF e Cartão de Vacina. O cronograma contendo o dia de vacinação de cada localidade da sede e do interior você confere abaixo:

Quando a campanha iniciou, em 20 de janeiro 2021 -, seguindo a recomendação do Programa Nacional de Imunização (PNI) e Ministério da Saúde, idosos de 90 anos de idade ou mais e profissionais da saúde foram os primeiros a receberem a dose da vacina.

De acordo com o Coordenador do setor de imunização, Sales Junior, “as doses que chegam na tarde desta terça são especialmente para vacinar os idosos de 85 a 90 anos de idade ou mais”. No momento, em estoque há 174 doses da vacina, e a meta é vacinar todos os profissionais do Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho, uma vez que o hospital recebe pacientes infectados pelo vírus em estado mais grave.

Ainda de acordo com o coordenador, a aplicação da segunda dose em profissionais da saúde ainda não começou. Sales também informou que a data da vacinação dos profissionais da saúde que atuam no interior será informada através de calendário a ser divulgado através dos meios de comunicação da prefeitura.

Até o momento foram vacinados 117 idosos de 90 anos ou mais, todos os idosos do abrigo - sendo que no abrigo todos os idosos já receberam a 1ª e a 2ª dose, também já foi administrada a 1ª dose em 1081 profissionais da saúde e 2 doses em casos específicos.

O Secretário Municipal de Saúde, Gustavo Lacerda, falou da importância de a população continuar se protegendo.

“Estamos vacinando os grupos prioritários, mas isso não significa que está tudo resolvido. É preciso continuar usando a máscara de proteção, continuar fazendo o possível para manter o isolamento social e manter a higienização das mãos com o álcool 70% ou água e sabão”, recomendou o secretário, que também informou: "Os grupos abaixo de 85 anos de idade serão vacinados gradativamente assim que as doses chegarem ao nosso município, com previsão ainda para o mês de março", disse.