ESCLARECENDO OS FATOS: "As crianças especiais da APAE não ficarão sem atendimento. Ou através da APAE ou através da Secretaria de Assistência Social nós vamos dar assistência às crianças"

25 de fevereiro de 2021 às 00h00.

Essa afirmação é do prefeito Enivaldo dos Anjos, e foi feita publicamente após ele receber uma carta enviada por toda a diretoria e conselho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE -, informando a renúncia dos cargos que exercem. Justificaram como principal argumento o fato de terem pedido ajuda financeira no valor de R$ 55 mil mensais à Prefeitura de Barra de São Francisco, que através do Secretário Municipal de Administração, Elcimar Alves, designado pelo prefeito Enivaldo para dialogar com o conselho e diretoria da instituição, apresentou ajuda financeira no valor de R$ 20 mil mensais. Não satisfeita a APAE encerrou a conversa. O prefeito Enivaldo segue realizando atendimento restrito em virtude da pandemia covid-19.

Nessa quarta (24), às 16h:30, o prefeito esteve na câmara de vereadores para uma reunião pré-agendada e convocada por ele mesmo. O objetivo do encontro foi o de esclarecer os acontecimentos e ouvir a opinião da sociedade presente. Vale informar que em caso de renúncia por parte da diretoria, a APAE passa a ser responsabilidade da Federação das APAEs e não da prefeitura. Porém, prezando pela assistência às crianças, o prefeito propôs aumentar o valor da contribuição para R$ 25 mil e apoiar a direção quanto a outras formas de angariar recursos. Enfatizou as restrições orçamentarias do município face a pandemia.  Além de R$ 25 mil de recurso municipal, a prefeitura já repassa para a APAE pouco mais de R$ 8 mil da verba federal.

Ao final do encontro, o prefeito Enivaldo colocou em votação se a direção da APAE deve permanecer ou se a prefeitura deve assumir o comando. Venceu a permanência da atual direção. Uma comissão formada pelos vereadores Alemão Vitorino, Emerson Lima, Elivan Nascimento, Lula Cozer, Borrinha, Higor Soares e Jadeir, além do representante da sociedade civil e ex-diretor da APAE, Demerci Galimberti, secretário Elcimar, Jaqueline Simões - representando a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB - e secretária de Assistência Social e presidente da comissão, Shirley Teixeira, foi formada para apresentar a proposta e dialogar com a APAE.