Leitoa será assada para sorteio para não violar lei dos animais

23 de abril de 2021 às 00h00.

Anunciada como prêmio especial da promoção feita pela prefeitura de Barra de São Francisco para estimular a população a utilizar máscaras de proteção, a leitoa "malhadinha" será entregue, após o sorteio, assada e não viva.

O esclarecimento foi feito pelo prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), autor da ideia da promoção, para respeitar a legislação vigente, que proíbe a entrega de animais vivos como forma de brindes ou prêmios de sorteios, conforme prevê o artigo 2o, inciso IX, do Código de Estadual Proteção aos Animais do Espírito Santo, lei 8.060, modificada pela lei 10.842.

Além da leitoa, que é o brinde surpresa revelado ontem pela coluna Leonel Ximenes, do portal A Gazeta, serão sorteadas 100 cestas básicas entre as pessoas que circulavam de máscara pela cidade e ganharam cupons da promoção. O sorteio será nesta sexta-feira as 15 horas.

Para enfatizar a importância do uso do equipamento, até a leitoa foi colocada com máscara sobre o focinho na foto do card distribuído por Whatsapp e pelas redes sociais.

"Comer leitoa assada é uma tradição em nossa região, mas atualmente pouca gente está podendo fazer isso. Colocamos a leitoa na promoção para chamar a atenção mesmo da população para a necessidade de usar a máscara de proteção, pois este é, comprovadamente, uma das formas mais simples e eficazes para evitar a contaminação do coronavirus", disse o prefeito.

O prefeito acrescentou que "o animal também não sai do habitat dele , só a foto dele que é divulgada. O espírito da lei é não exibir o animal vivo no lugar do sorteio, mas estes nem saem de onde estão".

O sorteio de brindes foi uma das formas criativas da gestão municipal para conter a tragédia da Covid, que já matou 169 pessoas na cidade, epicentro da cepa inglesa no Estado.
Além disso, foi adaptado em prazo recorde de 7 dias um prédio de 1.500 metros quadrados como Centro de Atendimento a Pacientes de Covid, criado um centro de apoio alimentar que já distribuiu 14 mil refeições à população em situação de vulnerabilidade e impostas medidas restritivas, que incluíram 15 dias de toque de recolher.

Parece que deu certo. Nos últimos 15 dias, o número de casos ativos da doença, que chegou a 928 no dia 9 de abril, despencou em mais de 50%. "Queremos estar abaixo de 100 casos ativos nos próximos 15 dias", anunciou o secretário Municipal de saúde, Gustavo Lacerda.