Gestão Municipal faz prestação de contas em Distrito Monte Sinai (Vermelha) e anuncia investimentos importantes ainda para esse ano e para 2022 no município

22 de outubro de 2021 às 00h00.

A prestação de contas é referente aos dez meses de governo, e foi realizada pelo prefeito Enivaldo - nessa quinta (21 de outubro), na Escola Aladim Silvestre de Almeida.

“Iremos fazer a prestação de contas em todos os distritos. Como prefeito eu estou apenas administrando o dinheiro que é do povo, e entendo que o cidadão pagador de seus impostos precisa saber como o valor arrecadado está sendo investido”, falou o prefeito.

O administrador, na companhia dos secretários das pastas que compõem o Executivo, juntamente com vereadores, iniciou as atividades do encontro explicando que, neste ano de 2021 -, está trabalhando com o orçamento baseado em R$ 116 milhões, votado em 2021. Informou, ainda, que já enviou para a Câmara - para votação - projeto orçamentário 2022, com expectativa de R$ 155 milhões, objetivando manter e alavancar o nível de investimento.

Na oportunidade, Enivaldo também falou do calendário de pagamento dos servidores da municipalidade, e frisou que manter o pagamento dos aposentados em dia é uma de suas prioridades. Além disso, trabalhar para o reconhecimento e a importância dos educadores que atuam na Secretaria Municipal de Educação (SEMED). E, ainda falando de educação, anunciou a compra do edifício Santa Terezinha, para torna-lo uma escola de tempo integral em 2022, com capacidade para atender 350 alunos. A reforma do imóvel já deve começar no final de outubro (2021). Ano que vem (2022), todas as escolas do interior também serão reformadas, anunciou o prefeito.

Na saúde, falou das especialidades médicas já implantadas, e da novidade ‘consulta on-line’ previsto para entrar em prática em 2022. A dinâmica do projeto está em ter duas enfermeiras à disposição em cada distrito. Elas farão contato direto com os médicos - por telefone via WhatsApp -, objetivando resolver problemas no atendimento da população e evitar que os pacientes necessitem se deslocar até a unidade de saúde, ou até mesmo se dirigir ao pronto socorro em busca de atendimento mais simples que, no entanto, podem ser atendidos na própria comunidade. Para conseguir atender a essas demandas, um concurso público foi anunciado para 2022, sendo para a área da saúde, educação e segurança municipal.

Na mobilidade, o prefeito informou que pretende melhorar a estrada que liga o Córrego do Itá ao Distrito Monte Sinai, em 2022, e que, para isso, já há parceria firmada com empresas, e que os calçamentos nos distritos terão continuidade, pois os produtores contribuem, e muito, na arrecadação municipal. Apoio aos mesmos também foi anunciado. Três máquinas ficarão à disposição em cada distrito, para atendê-los, seja com a abertura de poço, carreadores e outras demandas que exigirem o auxílio da máquina.

“Vai funcionar assim: O produtor terá que fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Agricultura, lá no bairro Vila Landinha. Ele [o produtor] vai pagar uma hora de serviço da retroescavadeira e o munícipio vai arcar com duas horas máquina”, explicou o prefeito.

Além da prestação de contas e do anúncio de investimentos, com o objetivo de melhor atender os anseios dos moradores, durante a realização do encontro foi distribuído um panfleto, para que os residentes no distrito apontassem, por meio de votação, as prioridades para serem inclusas e realizadas no planejamento 2022.

Para a Associação Córrego Boa Sorte de Rio do Campo, o prefeito entregou emenda parlamentar, e disse que em 2022 vai trabalhar com as associações, por isso, as mesmas precisam estar com a documentação regularizada.

Aproveitando o momento de diálogo entre prefeito e os residentes na comunidade, uma moradora pediu apoio ao chefe do Executivo para colocar em prática um projeto de sua autoria, voltado para o acolhimento de crianças sem casa. Enivaldo declarou apoio e determinou o início do projeto para janeiro de 2022, na quadra de esportes do distrito.

Outro morador pediu atenção especial para o trânsito da cidade, no que se refere a falta de vagas de estacionamento. O prefeito informou que em dezembro (2021) será feita a contratação de estagiários para a implantação do estacionamento rotativo, o que deve resolver o problema. A guarda municipal dará apoio ao trabalho. Enivaldo informou, também, que quem apresentar nota comprovando compra realizada no comércio francisquense receberá um cupom para concorrer a prêmios.

Ainda falando de trânsito, o prefeito também disse que o município terá um pátio próprio para receber veículos que apresentarem restrição.