Administração Municipal e Federação das Associações de Produtores Familiares apresentam indicados ao Conselho Municipal de Agroecologia e Soberania Alimentar de Barra de São Francisco

24 de novembro de 2021 às 00h00.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Vereador Amarino Rodrigues Alves, localizado no Bairro Nova Barra, em Barra de São Francisco e foi ministrado pelo técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura - SEMAG, Jean Carlos José Victor e pela médica veterinária também da SEMAG, Anne Karuliny Veiga de Oliveira.

Na ocasião, foi apresentado a Lei 1085 de 05 de julho de 2021, que cria a Política Municipal de Agroecologia e o Conselho Municipal de Agroecologia e Soberania Alimentar de Barra de São Francisco, cuja lei regulamenta e dispõe sobre os incentivos e a implantação de sistemas de produção agroecológica pelos agricultores familiares do município.

Considera-se sistema de produção agroecológica, a proposta de agricultura que seja socialmente justa, economicamente viável, ecologicamente sustentável, que englobe formas de produção orgânica estabelecidos na Lei Federal nº 10.831/2003.

Com a presença do secretário municipal de agricultura Vander Onofre, da agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste Sonia Lucia de Oliveira Santos, do representante do INCAPER João Marcos M. Cardoso, representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Movimento de Produtores Agrícolas - MPA, dentre outros, o evento teve início às 13:30 horas.

Durante o evento, foram apresentadas as competências do Conselho e os nomes dos indicados de cada setor para a votação de formação do mesmo, sendo eles:

Indicados da Secretaria Municipal de Agricultura:

Primeiro Titular – Dário Francisco Grosman;

Segundo Titular – Carlos Rubens da Silva;

Primeiro Suplente – Jean carlos José Victor;

Segundo Suplente – Anne Karuliny Veiga de Oliveira.

Indicados da Secretaria Municipal de Educação:

Titular

Vera Lucia de Lima;

Rodrigo Duque de Oliveira;

Dirlene Campos Carneiro Alves;

Daniele Moura Alves.

Selma Christina Silva Clauss;

Nubia Silva Amaral Stohel;

Beatriz de Matos Maulaz;

Luzinete de Freitas;

Claudiana Marçal Dias.

Indicados da Federação das Associações de Produtores Familiares de Barra de São Francisco:

Titular

Jocimar Sares Degasperi;

José Roberto de Oliveira;

Edvânia Cabral da Silva Rodrigues;

Maria da Penha Santana.

Tiago Saar de Andrade;

José Valdeci de Souza;

Devaci Soares Degasperi;

José Alonso de Oliveira.

O Secretário Municipal de Agricultura destacou a importância da criação do Conselho para o produtores agrícolas familiares. Segundo Vander Onofre, os produtores passam a ter representação dentro da administração para a busca de apoio de suas demandas. “Vai ser um Conselho que vai ter força para lutar por essas pessoas que fazem a produção familiar dentro do município. Dentro da Secretaria de Agricultura haverá um setor que vai dar todo o apoio para as pessoas que trabalham no sentido da preservação da natureza, do solo, com a produção de produtos orgânicos, trazendo mais saúde para a população, principalmente para as escolas que recebem as vendas desses produtos, beneficiando a população como um todo.” Encerrou o secretário.