CASOS CONFIRMADOS DE MALÁRIA EM 16 DE AGOSTO DE 2018 (17h:30) - PREFEITURA DE BARRA DE SÃO FRANCISCO - ES

CASOS CONFIRMADOS DE MALÁRIA EM 16 DE AGOSTO DE 2018 (17h:30)

Até às 17h:30 desta quinta-feira (16), permaneceram confirmados os 28 casos de malária em Assentamento Três Corações, área rural de Barra de São Francisco que faz divisa com o município de Vila Pavão, aonde começou a aparecer os casos. Já em Vila Pavão, até o mesmo horário, 101 casos da doença haviam sido confirmados.

COMO SE DÁ A TRANSMISSÃO?
A transmissão da malária ocorre pela picada do mosquito Anopheles stephensi, chamado de mosquito prego, que também se reproduz em água parada.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Os sintomas são febre seguida de muito suor, calafrios, tremedeira, vômitos e forte dor de cabeça. (Caso sinta sintomas como estes, procure ajuda médica o mais rápido possível).

COMO SE PROTEGER?
Faça uso de roupas de manga cumprida, use repelente e evite circular por localidades onde há confirmação de casos.

COMO É FEITO O TRATAMENTO?
No geral, após a confirmação da doença, o paciente recebe o tratamento em regime ambulatorial, com comprimidos que são fornecidos gratuitamente em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente os casos graves deverão ser hospitalizados de imediato.

O tratamento indicado depende de alguns fatores, como a espécie do protozoário infectante; a idade do paciente; condições associadas, tais como gravidez e outros problemas de saúde; além da gravidade da doença. Quando realizado de maneira correta, o tratamento da malária garante a cura da doença.

COMO A MALÁRIA CHEGOU À REGIÃO NOROESTE DO ES?
Até o momento, acredita-se que o vírus tenha chegado ao município de Vila Pavão inoculado em um morador da localidade ou em algum visitante. O caso está sendo investigado.

O QUE A PREFEITURA TEM FEITO?
A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio do Setor de Vigilância em Saúde, está enviando agentes para a localidade de Assentamento Três Corações, que fica há 60Km da sede, em busca de melhor orientar a população. Além disso, os agentes estão realizando pulverização com inseticida e circulando com o carro fumacê pelas ruas da comunidade.

Data de Publicação: terça-feira, 07 de agosto de 2018