SEMEC TRANSPARECE: MERENDA ESCOLAR

Foi realizada às 19h:00 desta quinta-feira (25), na quadra de esportes da Escola Municipal João Bastos, uma reunião que envolveu profissionais da Secretaria Municipal de Educação e profissionais responsáveis pelo Setor de Distribuição da Alimentação Escolar Municipal. 

Além dos órgãos da municipalidade já citados, também foram convidados previamente, os pais dos alunos da unidade escolar, vereadores, e representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), para que diante de todos fosse apresentado de forma honesta e coerente os procedimentos necessários para continuar a ofertar uma alimentação cada vez mais digna aos alunos da Rede. Porém, apenas pais de alunos compareceram no encontro.

Na oportunidade, a Diretora da Escola Municipal João Bastos, Srª Alessandra Eduardo, registrou e agradeceu a presença dos pais que atenderam ao chamado da Escola, oficializado por meio de convite encaminhado à eles pelos estudantes. Suas palavras foram reforçadas pela Secretária Municipal de Educação, Srª Delma do Carmo Ker e Aguiar, que iniciou sua fala deixando claro que o encontro era para esclarecer qualquer tipo de possível dúvida quanto à merenda ofertada. 

Delma Ker também fez questão de registrar o compromisso da gestão com a educação municipal, afirmando que, por mais que o ser humano esteja suscetível a cometer falhas, para cada uma das possíveis que ocorreram, não foi negado posicionamento, orientação, e até mesmo, correção de postura em caso de denúncias com fundamento.

Mais que isso, a secretária salientou a importância da sociedade compreender que: conversas infundadas ou divulgadas tendenciosamente, tendem a provocar o retrocesso no trabalho principal da escola, que é o de educar com qualidade. [Enquanto se expressava, Delma concedia espaço para que os participantes do encontro pudessem sanar dúvidas.]

As nutricionistas Joyce Rodrigues dos Santos e Vera Lúcia de Lima, juntamente com o apoio técnico do setor, função exercida pela servidora Simone Pereira de Souza, tiveram todo o cuidado ao preparar slides com o passo a passo para a aquisição dos produtos alimentícios da Rede Municipal, que é o mesmo para todos os alunos segundo as especificações de idade escolar.

Joyce (nutricionista), apresentou o processo de definição do cardápio de forma detalhada, inclusive, o teste de aceitação que é feito com os educandos. Registrou ainda, o comprometimento do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) em acompanhar, fiscalizar e solicitar providências, quando necessário, para cada tipo de situação, sempre em cumprimento à legislação.

A nutricionista fez questão de deixar os pais bem informados quanto à qualidade da alimentação servida, mostrando que o que a define não está apenas na aquisição dos produtos, mas no armazenamento, no preparo e obediência ao manual de condutas.

Os três membros do conselho, que também marcaram presença, sendo o Sr Rodrigo Duque de Oliveira, Adriano Paulino Dias, e Niltomar Roos, discursaram para os presentes sobre a importância do trabalho voluntário que realizam, e ainda informaram que em novembro/2018, o conselho será renovado, abrindo oportunidade para os pais dos educandos manifestar interesse em participar.

Para se adequar às novas exigências, que tem por objetivo incentivar o consumo da alimentação saudável, a Secretaria Municipal de Educação determinou o encerramento das atividades de cantinas no interior das unidades educacionais de responsabilidade da prefeitura.

A reunião encerrou com os agradecimentos da diretora da Escola Municipal João Bastos: “Obrigada a todos pela disponibilidade e compromisso com a vida escolar de seus filhos”, finalizou Alessandra. 

A Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Educação, continuará desempenhando o seu trabalho sério, e estará sempre apta à corrigir possíveis falhas que surgirem, colocando em primeiro plano o respeito e a dignidade dos educandos da Rede Municipal de Ensino, bem como a de seus colaboradores que prezam pelo desempenho do trabalho sério e responsável.

Assessoria de Comunicação
Yuri Marcones Garcia

Com informações passadas pela SEMEC

Data de Publicação: sexta-feira, 26 de outubro de 2018

LEIA MAIS...

EM MENOS DE DOIS ANOS PREFEITURA CONQUISTA A 4ª RETROESCAVADEIRA
PREFEITURA E PARCEIROS PROMOVERÃO DIA DE CAMPO SOBRE O CULTIVO DO CAFÉ CONILON
ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro
Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000
Telefone
(27) 3756-8000 / (27) 3756-4287
E-mail
gabinete@pmbsf.es.gov.br
Horário de funcionamento
Segunda a Sexta de 08h00 às 11h00 / 13h00 às 16h00
Localização