Escola Jacyra de Paula Miniguite passa a pertencer ao MEPES/Rede Estadual

02 de fevereiro de 2022 às 13h50.

Após vários encontros e amplo diálogo entre a Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), comunidade escolar, associação de moradores e Movimento Promocional das Escolas Famílias do Espírito Santo (MEPES), na manhã do último dia 27 foi assinado, na SEMED, o Termo de Fomento e entrega oficial das chaves da Escola Municipal Jacyra de Paula Miniguite ao MEPES. A assinatura garante a transferência dos recursos vinculados ao município - referente a Escola Jacyra -, para que a mesma tenha autonomia para aplicá-los, só que, a partir de agora, dirigida pelo MEPES, que pertence à Rede Estadual de Educação.

Durante os encontros foi discutido a continuidade do modelo de ensino ofertado pela unidade educacional, pautado na relevância da Pedagógica da Alternância, que já vinha sendo ofertada. Após o prefeito acolher o pedido dos pais dos alunos e da Associação, foram feitos todos os tramites legais junto ao Conselho Estadual de Educação para a Efetivação da Transição da Escola para o MEPES.

Desde sua criação, em 2005, a escola passou por inúmeros desafios no que se refere a manutenção do Ensino Médio, tendo em vista a prioridade do município, que é o atendimento da Educação Infantil e Ensino Fundamental - prescrito no inciso V, Art.11 da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBN) nº 9394/96.

Pedagogia da Alternância

É uma proposta de integração entre a família e a escola, em que o aluno leva os conceitos adquiridos em sala de aula para a prática junto à família.