Concluída a formação ofertada pela SEMED aos educadores da Escola de Tempo Integral Ozeias de Rezende

04 de fevereiro de 2022 às 10h10.

Terminou nessa quarta-feira (2) a formação de cinco dias - 27, 28 e 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro -, para os educadores selecionados para trabalhar na Escola Municipal de Tempo Integral Ozeias de Rezende (EMEFTI), que vai funcionar no Edifício Santa Terezinha, no bairro Vila Landinha. O prédio está sendo todo reformado para receber os cerca de 320 alunos. A formação começou na quinta (27), e em fevereiro os professores terão formação continuada, que será ofertada pela Secretaria de Estado da Educação (SEDU).

“Nessa formação foram tratados assuntos, como princípios, diretrizes operacionais, acolhimento, rotina - organização sistemática, pedagogia da presença - sem invisibilidade, planejar - PLAN, executar- DO, Ajustar - ACT, Avaliar – CHECK, tutoria, princípios das disciplinas novas: ALE, Inglês, estudo orientado, projeto integrador, protagonismo, explorando o mundo e eletiva”, falou a secretária da SEMED, Delma do Carmo Ker e Aguiar.

A escola de tempo integral não é apenas um instrumento para aumentar o tempo de permanência das crianças e adolescentes na escola, mas uma forma de reestruturar as bases da aprendizagem, privilegiando a formação humanista e de inclusão social, por isso a formação para os educadores é indispensável.

“O conteúdo da formação é exclusivo para a modalidade do ensino integral. No primeiro dia de curso, os professores participaram de palestras e dinâmica voltada para apresentações. Estamos nos preparando para receber os nossos alunos de 6 a 11 anos de idade [1º ao 5º ano], que estão no período de formação pré-adolescência. Com certeza, futuramente esses alunos deixarão a escola com uma nova perspectiva”, disse a diretora da escola, Claudiane Marçal Dias.

Cinco dias de formação para professores que irão trabalhar na Escola Municipal de Tempo Integral Ozeias Rezende

A pedagoga referência da SEMED, Maria Cristina dos Reis Teixeira, destacou um pouco do diferencial da EMEFTI, que é formada por 12 turmas e período de estudo das 7h30 às 16h.

“A escola vai disponibilizar consultório médico, odontológico e atendimento psicológico. Também teremos uma sala voltada para recursos e disciplinas extras, ou seja, além das que já são exigidas pela Base Nacional Comum Curricular. Além disso, será ofertado café da manhã, almoço, lanche do intervalo e lanche da tarde. A escola vai trabalhar com suporte da SEMED e da SEDU”, disse a pedagoga.

A seleção dos professores para trabalhar na EMEFTI se deu através da disponibilidade em cumprir 40h de trabalho semanal e disponibilidade para participar das formações que são ofertadas.

“Além de exclusividade de 40h para atender a demanda da escola, a SEMED também considerou no processo de seleção o cumprimento de propostas de formação e bons resultados obtidos em sala de aula”, explicou Delma.