Centenas de mulheres passam pela praça Arlindo Pinto da Costa durante café da manhã oferecido pela PMBSF

08 de março de 2022 às 12h06.

Centenas de mulheres compareceram ou passaram na manhã desta terça-feira, 8, pela praça Arlindo Pinto da Costa em Barra de São Francisco e participaram de uma grande festa promovida pela Prefeitura para homenagear as mulheres francisquense pela passagem do Dia Internacional da Mulher.

O prefeito Enivaldo dos Anjos, que tem buscado o empoderamento do sexo feminino em sua gestão, chegou à praça ainda das 7h, horário marcado para o início do evento, e ali permaneceu até por volta de 9h, fotografando, conversando e parabenizando todas as mulheres pelo seu dia.

Com mais de 60% de seu secretariado composto por mulheres, o prefeito destacou que a valorização do sexo feminino se tornou hoje, mais do que nunca, uma necessidade premente, diante da violência praticada pelos homens para com suas companheiras e ressaltou que a busca pela igualdade tem que ser uma luta constante e diária.

Ao partir o bolo de dois metros em homenagem às mulheres, fez questão de entregar o primeiro pedaço à professora aposentada Evany Luzia Manhães, a Dandinha, 75 anos, que já foi professora da rede municipal de ensino e diretora da Escola Estadual João XXIII, onde encerrou sua carreira como educadora.

Mulher simples, que viveu na rua Rua Mineira praticamente toda a vida, também foi costureira das mais requisitadas da cidade e construiu a família, junto com a irmã, Eva, que sempre morou ao seu lado, muito admirada na cidade.

Dandinha, inclusive, foi homenageada também pela secretária municipal de Educação, Delma Ker, que discursou em nome das secretárias municipais de Saúde.

Aliás, a secretária destacou, em sua fala, que “a força de uma sociedade justa está na cabeça da mulher, não importa o cargo que ela ocupa”.

“Nós mulheres fazemos a diferença e temos que ter consciência disso. Hoje, 62 milhões de meninas não têm acesso à educação porque muitas mães ainda pensam que elas não foram feitas para ocupar todos os espaços”, lamentou.

A secretária disse ainda que as mulheres, apesar de cumprirem jornadas de trabalho iguais ou mais pesadas do que o homem, ainda cuidam de casa e mesmo assim não perdem sua feminilidade.

“Ser mulher é um desafio muito grande, as guerras pelo mundo afora são pesadas, mas as mulheres enfrentam uma guerra ainda maior contra a violência masculina. Aos homens que aqui estão agradecemos por nos reconhecer e nos olhar com respeito, aos meninos, aos rapazes queremos dizer que ninguém pode violar o direito das meninas, o direito de dizer não. E não é não, não é sim, nem talvez é não e pronto.”

O evento

O café da manhã oferecido às mulheres na manhã de hoje teve início com uma preleção da professora Deise Silva, missionária da 1ª Igreja Batista de Barra de São Francisco, que usou a Bíblia para mostrar que a mulher é empreendedora e matriarca desde os primórdios da civilização humana e cristã.

Ela citou vários livros bíblicos, como Provérbios, para ressaltar que ‘nem ouro nem joias compram o valor de uma mulher e destacou que as mulheres trabalham três turnos, dentro e fora de casa.

Logo depois teve início o sorteio de dezenas de brindes oferecidos pelo comércio local, além da distribuição de rosas vermelhas às mulheres presentes e um farto café da manhã, com sucos, leite, café, bolos, pães e outros alimentos.

Ao lado da praça, numa tenda, outro evento paralelo, promovido pela prefeitura em parceria com institutos de beleza da cidade, oferecia às mulheres presentes, vários serviços estéticos, como maquiagem, penteados, estética facial e outros serviços.

A dona de casa Wilkimara Santos, do bairro Nova Barra, fez questão de levar a filha, Ana Vitória para prestigiar a festa e disse ter ficado muito feliz com a festa promovida pela Prefeitura. “É muito bom quando um prefeito se preocupa em homenagear e prestigiar as mulheres. Trouxe minha filha para ela ver e sentir que nós temos que nos valorizar”, disse.

Já a professora e costureira aposentada Dandinha Manhães, que estava acompanhada de várias amigas da Terceira Idade também elogiou a iniciativa do prefeito Enivaldo dos Anjos. “Eu já estou com 75 anos, três quartos de século e fiquei muito feliz, por ter sido lembrada pela secretária Delma Ker e também pelo nosso prefeito. Que Deus abençoe esta administração”, finalizou.

Mulheres na Prefeitura

Vale lembrar que a prefeitura de Barra de São Francisco é, provavelmente, a única do Espírito Santo que tem a metade dos seus cargos em nível de secretaria ocupado por mulheres. São 22 cargos, entre secretárias, superintendências e outros. 

Só entre as 17 secretarias municipais, oito têm mulheres como titulares, uma situação que mostra claramente o desejo do prefeito Enivaldo dos Anjos de promover o empoderamento feminino e quebrar os paradigmas da administração pública no Brasil. 

Sobre o Dia Internacional da Mulher 

O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e não é considerado um feriado nacional. 

Trata-se de uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países. 

A comemoração do Dia Internacional da Mulher foi oficializada em 1921, mas o marco oficial para a escolha da data em 8 de março foi uma manifestação das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, acontecimento que data de 8 de março de 1917.

Essa manifestação, que contou com mais de 90 mil russas ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial e ficou conhecida como "Pão e Paz". 

Mas, a luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. 

As jornadas de trabalho de 15 horas diárias, os baixos salários e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época. 

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908, onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país. 

Em agosto de 1910, a jornalista e política feminista Clara Zetkin propôs a realização anual de uma jornada pela igualdade de direitos das mulheres, sem uma data específica. 

Na verdade, vários acontecimentos levaram à criação de um dia especial para as mulheres. Um deles remonta a um incêndio que de fato aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Esse incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, sendo a maioria dos mortos judeus. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres. O número de vítimas se explica pelas péssimas condições de trabalho e porque uma porta estava fechada para impedir a fuga das trabalhadoras. 

Na década de 60, na sequência de notícias publicadas em jornais alemães e franceses foi criado o mito de uma suposta greve que teria ocorrido em 8 de março de 1857, em Nova York. Mas, essa greve não aconteceu. 

Com as transformações trazidas com a Segunda Revolução Industrial e, após a manifestação das mulheres russas, que determinaria a escolha do dia 8 de março, as fábricas incorporaram as mulheres como mão de obra barata. No entanto, devido às condições insalubres de trabalho, os protestos eram frequentes. 

Também nas primeiras décadas do século, as mulheres começam a lutar pelo direito ao voto e à participação política. 

Apesar disso, por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1975. 

Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

 

Confira mais imagens do evento

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.