Assiduidade no pagamento dos servidores municipais movimenta economia local

01 de agosto de 2022 às 13h10.

Uma das metas que vem sendo trabalhada na Prefeitura de Barra de São Francisco é o fortalecimento do comércio local, onde são gerados renda e emprego para a cidade.

A prefeitura tem efetuado o pagamento do salário dos servidores, sem atraso, e sempre de forma antecipada, dentro do mês trabalhado, o que tem feito uma grande diferença para o comércio e prestadores de serviços na cidade.

Quando se atrasa o pagamento de salário, o comércio sente o impacto, e quando efetuado o pagamento em dia, o servidor paga em dia suas contas e faz girar o dinheiro pela cidade. E isso fortalece a economia local, e garante mais serviços de qualidade para todos.

A cada mês, cerca de R$ 5,5 (ativos e inativos) milhões são repassados aos servidores, entre os quais, estima-se que metade desse valor seja essencialmente direcionado para o mercado local, onde os setores que mais têm se beneficiado são o alimentício, de educação e de itens de primeira necessidade.

A regularidade no pagamento dos salários dos servidores e no pagamento aos fornecedores se reflete na economia pujante de Barra de São Francisco desde  janeiro de 2021 e essa movimentação econômica gera um ciclo positivo, pois faz com que as vendas sejam aquecidas e os serviços contratados, explica o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Maurício Vieira dos Santos.

Segundo o gerente da Sapataria Boroto, Messias Boroto, o crescimento do consumo se deve à confiança adquirida pelos servidores municipais que, desde o ano passado, recebem os pagamentos sem atrasos. "A certeza do recebimento representa uma segurança muito grande para o funcionário público, o que reflete diretamente nas vendas do comércio. Quando o trabalhador não tem essa certeza, que terá o salário em mãos, ele não consome, se retrai", comentou.

Equipe da sapataria Boroto Calçados de Barra de São Francisco

Além disso, Messias Boroto afirma que a Prefeitura tem cumprido um importante papel - preponderante no pós-pandemia - na recuperação do comércio da cidade ao honrar o pagamento e valorizar os servidores municipais. "Quando se tem uma regularidade no recebimento, os trabalhadores confiam na instituição. É um ciclo que se torna positivo e saudável para população, e o comércio é quem mais sente o impacto positivo desse consumo contínuo", completou.

Messias, gerente da sapataria Boroto Calçados

Rafaela Souza Reis e Deidivane Gotara de Morais, gerentes do Supermercado Marken, asseguram que ao pagar rigorosamente em dia os salários dos servidores   municipais, a Prefeitura mostra para os empresários que eles podem investir, pois parcela relevante de consumidores horam seus compromissos financeiros em dia. "Esse clima de confiança na gestão municipal tem reflexos bastante positivos na atividade econômica, afinal de contas faz circular recursos, gerar empregos, faz com que não só os servidores, mas também o comércio em geral, o empresariado local, tenha condição de manter os seus negócios em pleno funcionamento. De dois em dois dias temos promoções, mas no dia do pagamento o número de clientes aumenta bastante, faz diferença", disseram.

Parte da equipe do Supermercado Marken de Barra de São Francisco

Quem também concorda  é o empresário do ramo de bijuterias, Felipe Nani, da Nani’s Bijuterias "A gente está tendo um crescimento bom nos últimos meses e avalio esse aumento como contínuo, e acredito que irá melhorar nos últimos meses desse ano. Muitos dos nossos clientes são servidores municipais, e acredito que o ano de 2022 irá superar 2021 economicamente", afirmou.

Felipe Nani, dono da Nani’s Bijuterias

Funcionária da Boticário, Jaqueline Pereira Mota, compartilha do otimismo e percebe o crescimento do movimento em seu estabelecimento no dia do pagamento dos funcionários municipais. "O fluxo de pessoas aumenta no dia do pagamento dos servidores municipais, muitos compram no crediário, outra à vista. E acredito que o reflexo positivo do pagamento em dia não seja só aqui, mas no comércio em geral. As pessoas ficam mais animadas em consumir, se sentem mais motivadas", declarou.

Jaqueline Pereira Mota, funcionária da Boticário

Eliana Campos, gerente da Ótica Vitória, percebe que há, sim, grande impacto nas vendas no dia do pagamento dos servidores municipais de Barra de São Francisco. ''No dia do pagamento, funcionários nos procuram para efetuar exames com o oftalmologista para consulta médica e a substituição ou compra de novos óculos. Cuidam da saúde e da estética'', disse Eliana.

Eliana Campos, gerente da Ótica Vitória

Equipe da Ótica Vitória