Audiência pública sobre a ES-320 será às 18h30 desta quinta, 4, na Câmara Municipal

04 de agosto de 2022 às 13h47.

O Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), realiza nesta quinta-feira, 4, no plenário da Câmara Municipal, a partir das 18h30, a segunda audiência sobre a implantação do asfalto que liga Mantenópolis, passando pelo distrito de São José, Santa Luiza e Cachoeirinha do Itaúnas, até a ES-080/381 em Barra de São Francisco.

Em Mantenopólis, a audiência aconteceu no início da noite de ontem, em cima da Rodoviária, no Polo UAB.

Um dos mais antigos articuladores da obra, o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, está convidando toda a sociedade civil a participar da audiência pública de hoje na Câmara Municipal e levarem seus questionamentos.

“O momento de pedir informações é agora, essa obra é uma luta da sociedade regional de cerca de quatro décadas e foi autorizada recentemente pelo nosso governador Renato Casagrande", ressata o prefeito.

A realização das duas audiências atende ao pedido dos prefeitos dos dois municípios. Enivaldo disse que pela relação de amizade com o prefeito de Mantenópolis, Hermínio Hespanhol e pela diferença cultural e econômica, é importante fazer uma audiência em cada município.

As obras nos dois trechos atingem cerca de 53 quilômetros e preveem, ainda, um ramal até o limite entre Mantenópolis e Mantena (MG), divisa do Espírito Santo com Minas Gerais.

Segundo Tereza, a audiência pública é uma das ações do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) para emitir a licença ambiental e deve ser realizada com custos pagos pela empreiteira vencedora da licitação, o mais rápido possível.

Tereza explica ainda que os moradores ao longo da rodovia estão convidados para as audiências, que terão apresentação do projeto, estudos de impactos socioambientais e impactos das obras nas comunidades.

“É uma oportunidade para as comunidades conhecerem e apresentarem sugestões ao projeto original”, observa Tereza.

ES-320

As obras no trecho da ES-320 entre Barra de São Francisco e Santa Luzia, serão executadas por um consórcio de empresas e o valor do investimento previsto é de R$ 122,03 milhões com prazo de execução das obras de 720 dias.

O trecho de Santa Luzia de Mantenópolis a Barra de São Francisco tem quase 29 quilômetros de extensão e vai receber pista simples com pavimentação TSD (Tratamento Superficial Duplo), acostamento, pontos de ônibus com abrigo para passageiros, além de uma nova sinalização horizontal e vertical.

Também serão implantadas sete interseções ao longo nos seguintes pontos: Acesso secundário à Mantena/MG; Acesso à Itauninhas; Acesso à Miracema-Mantena; Acesso ao Córrego Queira Deus; Acesso à Vila Verde; e Interseção com a ES-381 (1º e 2º acessos).

“Essa obra de ligação entre Mantenópolis e Barra de São Francisco nós dividimos em dois lotes e hoje temos a felicidade de dar a ordem de início nos dois trechos. O governador Renato Casagrande entende a importância de melhorar a qualidade de vida do homem do campo que precisa de conforto e facilidade para transportar seus produtos. É por isso que estamos fazendo o maior investimento em infraestrutura que já foi feito no Estado”, afirmou o diretor-presidente do DER-ES, Luiz César Maretto.