Presidente da Apam fala sobre projeto que busca urbanizar e embelezar rodovia entre Mantena e Barra de São Francisco

04 de agosto de 2022 às 15h55.

A presidente da Associação de Proteção Ambiental em Mantena (Apam), Mariene Pevidor, falou com a reportagem da Secom da Prefeitura de Barra de São Francisco, sobre o projeto de urbanização e paisagismo no trecho da rodovia MG/ES 381que liga Mantena a Barra de São Francisco e que está sendo desenvolvido no município mineiro, mas contará com a parceria da Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmas).

O projeto conta com o apoio e parceria da Prefeitura de Mantena, através da Secretarias de Meio Ambiente daquele município e CDL de Mantena.

De acordo com a presidente da APAM, Mariene Pevidor o projeto de paisagismo está sendo elaborado por uma equipe capacitada e pretende dar uma nova perspectiva à rodovia.

Participam do projeto as Prefeituras de Mantena e de Barra de São Francisco, com participação ativa do prefeito de Mantena, João Rufino Sobrinho, secretário de Meio Ambiente de Mantena, Luiz Garcia, a secretária de Meio Ambiente de Barra de São Francisco, Lislei Moreira Batista, e sub-secretária Eduarda Virgínia Moraes Lima Fanti, a presidente da APAM, Mariene Pevidor Lança Jório Machado, a presidente da CDL de Mantena, Raynara Luiz Herdy Rigamonti e a paisagista e secretária da APAM, Elislani Venturin.

De quem foi a iniciativa desse projeto?

Mariene - A iniciativa foi minha. Eu sempre pensei em ter uma cidade bonita, eu vejo os morros de Mantena e fico pensando naquelas casas lindas nos morros da Grécia, porquê não pode ser assim aqui também? Sempre que vou a Barra de São Francisco veja tanta coisa bonita já plantada, a topografia bonita, então pensei: Porquê a gente não pode fazer para embelezar mais essa estrada, já que é um percurso curto.

Eu também fico vendo o descarte de resíduos de coco em Mantena e pensava, um dia eu quero ser presidente da Apam e, se eu for, quero reaproveitar esses resíduos de coco. E a outra coisa que eu quero fazer e a questão dessa estrada, padronização de podas, essas coisas assim.

Para iniciar o projeto, levei a ideia até a Apam e eles abraçaram a causa, a Secretaria do Meio Ambiente (de Mantena) também, a de Barra de São Francisco ficou com um pouco de cautela, porque eles não conhecem a gente e não temos um projeto pronto para apresentar.

Desde quando vocês estão idealizando a possibilidade de realizar esse projeto na Rodovia?

Mariene – Eu, particularmente, já tinha essa ideia há muito tempo. A questão de trazer essa ideia para as pessoas da diretoria, veio quando a gente estava procurando pessoas para compor a diretoria, fui falando com um, falando com outro e eles foram abraçando. Então a ideia tem uns quatro meses e, agora que a diretoria foi formada a gente tem trazido este assunto muito à tona, com mais corpo.

Em qual fase o projeto está no momento?

Mariene – Está na fase de a gente programar como que isso vai ser feito. Nós tivemos uma reunião na Prefeitura, com o prefeito João Rufino, o Luz Garcia, a CDL e a Apam.

Agora, a gente estava pensando na questão dos buracos (covas), esperar a chuva cair pra terra ficar mole, mas ontem foi apresentada uma proposta, de fazer com uma escavadeira pequena, fazer uma cova mais aberta, para a planta desenvolver com mais rapidez.

Já foi feito um levantamento de custo do projeto?

Mariene – Na verdade, a Apam não tem dinheiro, nós temos poucos recursos, mas temos muitas mudas. O que mais nos preocupa é como aguar. Estamos estudando se conseguimos aquela água tratada, da Estação de Tratamento de Esgoto e essa é a questão que a gente mais esbarra. O que a gente mais precisa comprar é a grama, para colocar no entorno das mudas, aí se alguém jogar uma bituca de cigarro, ela morre ali.

Mas, respondendo à sua pergunta sobre o valor, creio que fica em torno de R$ 50 mil, fora a mão de obra, que eu acho que a Prefeitura vai dar.

Esse valor é só para as plantas, a gente quer colocar resedá, que é uma flor que dá o ano inteiro, jasmim, manga...

Quantas mil árvores serão plantadas e quais as espécies?

Mariene - Nós vamos plantar muitas palmeiras, ipê, jambo roxo, que é uma árvore muito bonita, a lichia, que também é muito bonita, enfim, árvores nativas e outras frutíferas que a gente tem lá.

Já existe acordo com os proprietários para a execução?

Mariene – Já foi combinado com o prefeito João Rufino, o Luiz Garcia, do Meio Ambiente, a CDL e, no dia 30 deste mês, a gente vai reunir com os proprietários para obter autorização deles.

Como será desenvolvida a obra e até que limite? Até a divisa de Bananal e São Francisco?

Mariene – Nós podemos trabalhar até o limite de com Barra de São Francisco, de lado de lá, a Lislei (secretária municipal do Meio Ambiente de Barra de São Francisco) também tem uma equipe muito boa e a gente pode até desenvolver o projeto para eles, até um pouco depois do monumento do Contestado, porque a Lislei informou que o limite fica um depois.

Então se Barra de São Francisco quiser, a gente vai fazer o projeto pra eles, mas a gente precisa de mão-de-obra, de máquinas, o projeto a gente continua.

Existe uma data de início do projeto?

Mariene – O projeto, em si, já começou, agora a gente iniciar a execução dele, com a abertura das covas, onde não é necessária a autorização dos proprietários, a gente vai fazer também outras intervenções, como correção dos barrancos e plantio em algumas áreas.

O projeto já tem autorização do DER?

Mariene - Nós ainda estamos agendando uma reunião, uma conversa com a direção do DER em Minas. Mas, de início, nós já temos como fazer em alguns locais.