Campanha oferece 18 tipos de vacina para crianças e adolescentes, entre elas a que previne poliomielite

10 de agosto de 2022 às 14h46.

Lara Lorraine de Souza Oliveira levou seu filho Juvenil Neto, de 2 anos, para vacinar contra Poliomielite

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Crianças e Adolescentes começou na segunda-feira, 8 de agosto, em Barra de São Francisco. O objetivo é botar as doses em dia, de acordo com o calendário básico previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI), reduzindo assim o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis.

A dose contra a poliomielite é aplicada em crianças de 1 a 4 anos. Os demais imunizantes ficam disponíveis para complementar o esquema vacinal do público de zero a 14 anos. A campanha vai até 9 de setembro, com o Dia D de mobilização em 20 de agosto. Segundo o IBGE, Barra de São Francisco tem 2.875 crianças de 0 a 4 anos e 6.683 na faixa etária de 5 a 14 anos. A ação deve alcançar cerca de 9.558 pessoas na faixa etária da Multivacinação para Atualização da Caderneta de Crianças e Adolescentes e, desse total, cerca de 2.875 crianças deverão prevenir a poliomielite.

As vacinas oferecidas na campanha são BCG, Hepatite B, Pentavalente (DTP/Hib/ HB), Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (Conjugada), Meningocócica C (Conjugada), Febre amarela, Tríplice viral, Varicela, DTP, Hepatite A, Difteria e tétano, Meningocócica ACWY (Conjugada), HPV Quadrivalente, Influenza e Covid-19. Caso haja indicação, a imunização pode ocorrer simultaneamente com a dose contra a Covid-19.

As unidades de Saúde dos bairros Bambé, Irmãos Fernandes, Vila Vicente, e o Pavilhão, no Centro estão abertas para a vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h00.  A enfermeira Vitória Leni Franco Casula, coordenadora do Setor de Imunização e Triagem Neonatal, recomenda que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação do paciente ou outro comprovante para verificação das doses.

Nas unidades de saúde é possível tirar dúvidas sobre a campanha.

Fernanda levou sua filha Camila Vitória, de 5 anos, para vacinar contra Influenza

e seu filho Pedro Lucas, de 1 ano, para se vacinar contra Poliomielite