Requalificação da ES-080 terá rotatória no Polo Industrial e várias galerias

19 de janeiro de 2023 às 08h23.

Mais de 130 funcionários, entre contratados diretos e prestadores de serviços, estão trabalhando na recuperação e requalificação do asfalto na ES-080, entre Barra de São Francisco e Água Doce do Norte. A obra, iniciada em setembro deste ano, começou no trevo da ES-080/ES-320, nas Três Vendas e vai até a entrada da sede do município de Água Doce do Norte, passando pelo distrito de Governador Lindenberg (Rio Preto).

De acordo com informações obtidas pela nossa reportagem, uma das novidades na rodovia, ficará no trecho de 3,1 km no município de Barra de São Francisco, mais precisamente, na área do Polo Industrial: Será uma rotatória, que permitirá aos motoristas fazerem o retorno a partir do polo industrial, tanto para quem vem de Água Doce do Norte tanto para quem vai na direção daquele município.

A obra conta ainda, no trecho francisquense, com três galerias celulares, em concreto – duas duplas com 2,5 por 2,5 metros e uma simles com 2 x 2 metros -, que permitirão o escoamento das águas pluviais e fluviais, além de várias outras galerias no trecho do município de Água Doce do Norte.

As obras, a cargo da Contek Engenharia S/A prevêem a total reestruturação do trecho de 25,3 km entre a ES-320 (Três Vendas) e a sede de Água Doce do Norte.

O início das obras foi autorizado em agosto do ano passado, mas avançou pouco até agora, devido às chuvas e, no início, pela falta de mão-de-obra. O investimento é de R$ 85.152.718.11 e a previsão de conclusão é de 720 dias, cerca de dois anos.

A recuperação do trecho da ES-320 faz parte do Programa Rodoviário do Estado do Espírito Santo BID IV (Programa Eficiência Logística do Espírito Santo – LOGÍSTICA ES), que visa ao aperfeiçoamento do nível de qualidade da malha rodoviária do Estado, com melhorias que buscam ampliar os níveis de segurança e economia de operação do transporte rodoviário.

Para o diretor Presidente do DER-ES, Luiz Cesar Maretto Coura, o objetivo do programa é contribuir para aumentar a competitividade do Estado do Espírito Santo. “Por meio da melhoria da logística de carga e sua integração nacional e regional, é possível atingir objetivos específicos, como melhorar o nível de serviço das estradas estaduais relevantes para as conexões portuárias, melhorar a conectividade da Rede Rodoviária Estadual com os portos, minimizando os impactos negativos nas áreas urbanas afetadas, além de melhorar a eficiência dos processos de intervenção rodoviária do DER-ES”, pontuou.