Prefeitura promove roda de conversa de conscientização sobre saúde mental

19 de janeiro de 2023 às 09h52.


A psicóloga Nayara coorderna a roda de conversa na Unidade de Saúde Mental de Barra de São Francisco.


 Elzinete Paula de Oliveira Batista: O tratamento é execelente. 

 

Preocupada com a saúde mental da população, a Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria de Saúde, está promovendo uma série de iniciativas de conscientização sobre o tema.

 

Inspirado no movimento Janeiro Branco, que este ano tem como tema “A Vida Pede Equilíbrio”, A Unidade de Saúde Mental realizou na terça-feira, 17 de janeiro, uma segunda Roda de Conversa.

 

A psicóloga da Unidade de Saúde Mental, Nayara Fagundes Bahia, afirma que o objetivo é colocar o tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional na sociedade.

 

“Ao promover essas ações, o município pensou na necessidade de um olhar atento na maneira como pensamos, sentimos e agimos quando enfrentamos a vida. Tentar entender e perceber como lidamos com o estresse e como isso impacta na nossa relação com as pessoas que nos cercam é um exercício essencial para nossa existência. Estamos com atividades durante todo e mês de janeiro e convidamos a sociedade para participar e, principalmente, cuidar um pouco da sua saúde mental”, ressalta Nayara.

 

Para Elcimar de Souza Alves, secretário de Saúde, “O Janeiro Branco é mais um momento de dialogar com a sociedade, colocar o tema na rua e conversar com as pessoas, mas o investimento de Barra de São Francisco na Saúde Mental é cotidiano”, destaca.

 

 Elzinete Paula de Oliveira Batista, moradora em Monte Sinai, participou da roda de conversa do dia 17 de janeiro e deu o seguinte depoimento: “Tem 3 anos que faço acompanhamento, iniciei o tratamento após ter tido um surto; quebrei uma mesa de pedra, não vi e não lembro de nada. Sempre que vinha na cidade tinha que ter uma pessoa de companhia e agora venho sozinha e me sinto tranquila. O trabalho realizado pelos profissionais da Unidade de Saúde Mental de Barra de São Francisco é excelente. Convido todas as pessoas para deixarem o medo de lado e participar destas rodas de conversas. Nos ajuda muito e podemos notar que outras pessoas tem problemas maiores do que a gente e isso faz com que superamos nossos medos para vivermos melhor”.

 

 

Próximos eventos promovidos pela saúde mental:

 

1)      Dia 24 de janeiro – terça-feira

Roda de conversa

Horário: 10 horas

Local: Unidade de Saúde Mental

Endereço: Rua Henrique Fanti, s/n

Bairro Nova Barra

Tema: Quem cuida da mente, cuida da vida

Facilitadora: Nayara Bahia

Público alvo: usuários da unidade

 

2)      Dia 25 de janeiro – quarta-feira

Palestra

Horário: 9 horas

Local: UBS Irmãos Fernandes

Endereço: Rua Ponciano Fernandes, s/n

Bairro Irmãos Fernandes

Tema: Janeiro Branco: A vida pede equilíbrio

Palestrante: Lorena Cavalcante

Público Alvo: Funcionários da UBS

 

3)      Dia 28 de janeiro – sábado

Caminhada pela saúde mental

Horário: 10 horas

Concentração: Praça Municipal Arlindo Pinto da Costa

 Tema: Janeiro Branco: A vida pede equilíbrio

 

Barra de São Francisco oferece o serviço de Saúde Mental na Unidade de Saúde Mental, Rua Henrique Fanti, s/n, ao lado da Igreja Católica do bairro Nova Barra, e funciona de segunda a sexta-feira das 8 horas às 17 horas. A equipe técnica é formada por quatro psiquiatrias, duas psicólogas, enfermeira e assistente social; mais equipe de apoio.

 

Coordenadora:

- Gabriela Assunção.

 Psiquiatras:

- Juliana Cosme

- Marcos Tulio Jório

- Mayara Moraes

- Luiz Fernando Senna

Psicólogos:

- Nelya Fagundes

- Nayara Fagundes Bahia

Enfermeira:

- Lorena Cavalcante

Assistente Social:

- Milyelle Queiroz

Atendente:

- Débora Lomar

 Auxiliar administrativo:

- Dayana Bragança

 Auxiliares de serviços gerais:

- Micheline Leandra,

- Eliana Almeida

- Ciuvania Araújo

Segurança:

- Fabrício Rodrigues

Motorista:

- João Gardino

 Estagiária:

- Karolayne Nogueira

Roda de conversa

 

A roda de conversa é um espaço comunitário no qual qualquer pessoa pode expressar suas emoções, inseguranças, dúvidas, angústias e sofrimentos. E também aprendizados. Ao expressar os sentimentos e pensamentos que mais a afetam e ser ouvida sem julgamentos, a pessoa se abre também para ouvir o que os demais presentes na roda têm a dizer. As rodas fazem uso da escuta ativa, da empatia e solidariedade para construir redes sociais solidárias de promoção da vida - e prevenção de questões de saúde mental.

 

A roda de conversa é acompanhada por um terapeuta. Esse profissional passa por uma formação para trabalhar com os grupos nesse espaço coletivo. O terapeuta prepara e organiza as rodas para que os participantes se sintam seguros para se abrir. As pessoas aprendem a exercitar suas emoções e estimular os cuidados solidários.

 

Vejamos alguns pontos para desenvolver uma boa roda de conversa

- Seja bem-vindo: é imprescindível que a pessoa se sinta acolhida desde o momento da chegada. Lembre-se de que expressar sentimentos e sofrimentos é muito difícil para a maioria das pessoas.

 

- Não me julguem: quem vem para a roda vai se expor – e muito. Para que isso aconteça, essa pessoa precisa se sentir segura e não alvo de julgamentos.

- Alguém me escuta: a escuta ativa é muito importante para que a roda aconteça. No momento da roda, nada de distrações, o foco é no que está acontecendo ali, naquele momento.

 

- Deixa eu contar: incentive que os participantes compartilhem também o que está dando certo e quais são suas estratégias de autocuidado.

 

- Preciso de força: a pessoa precisa sentir que tem apoio do grupo. Assim ela poderá de fato se expressar, aliviar seu sofrimento e estar aberta a ouvir os outros.

 

- Estamos juntos: a roda de conversa é uma ótima metodologia, tanto para alunos quanto para professores, pois permite que cada um aprenda a se expressar, desenvolva o autoconhecimento e se abra também para a convivência.

 

Afinal, o que é saúde mental?

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é “um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade”.  Isso significa que saúde mental é mais do que a ausência de doenças mentais, pois inclui o bem-estar emocional, psicológico e social.

 

A saúde da mente é capaz de afetar pensamentos, sentimentos e ações. Por isso, ela é muito importante em todas as fases da vida, da infância até a idade adulta. Há diversos fatores que podem afetar a saúde mental de uma pessoa, incluindo:

 

•          fatores genéticos e química cerebral;

•          experiências de vida, como traumas e abusos;

•          história familiar de doenças da mente.

Por que é importante cuidar da saúde da mente?

 

A saúde mental pode afetar a saúde física, a vida diária e os relacionamentos. Portanto, cuidar da mente ajuda a preservar a capacidade de aproveitar a vida e se relacionar com os outros. Essa manutenção envolve um delicado equilíbrio de vários elementos da vida que operam juntos para que a mente continue saudável ou não.

 

Sendo assim, manter uma boa saúde mental permite:

 

•          a realização de objetivos e sonhos;

•          lidar com as tensões normais da vida;

•          trabalhar de forma produtiva e se fazer útil;

•          fazer contribuições significativas para a comunidade.

 

É por isso que é fundamental saber como cuidar da saúde mental e emocional ao longo de toda a vida. Veja como você pode fazer isso no próximo tópico.

 

Dicas de como cuidar da saúde mental

1.         Faça psicoterapia

 

Engana-se quem pensa que fazer terapia é só para quem vive grandes traumas ou está em intenso sofrimento. A psicoterapia ajuda muito no autoconhecimento e, se conhecer melhor, já pode eliminar muitos sofrimentos comuns da vida, como, por exemplo, escolher uma profissão.

 

Os problemas que podem ser ajudados por meio da psicoterapia incluem:

•          dificuldades em lidar com a vida diária;

•          superação de traumas;

•          transtornos mentais específicos, como ansiedade e depressão;

•          lidar com o luto.

 

Em geral, a maioria das pessoas que fazem psicoterapia experimentam melhora da saúde mental e são mais capazes de funcionar em suas vidas. Nesse contexto, a psicoterapia melhora as emoções e comportamentos, promovendo mais capacidade, menos problemas médicos e maior satisfação no trabalho.

 

Além das mudanças subjetivas, é identificado mudanças fisiológicas no cérebro por meio de exames de imagem, depois de alguns meses de psicoterapia, em pessoas com depressão, transtorno do pânico e outras condições.

 

2.         Pratique exercícios físicos regularmente

 

Uma das recomendações mais bem estabelecidas de como manter a saúde mental é a prática regular de exercícios físicos. Exercícios aeróbicos, incluindo corrida, natação, ciclismo, caminhada, jardinagem e dança, comprovadamente reduzem a ansiedade e a depressão.

 

Se presume que esses benefícios são induzidos pelo aumento da circulação sanguínea para o cérebro e também por uma influência do exercício no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA). Essa influência fisiológica é mediada pelo contato do eixo HPA com várias regiões do cérebro, incluindo o sistema límbico, que controla a motivação e o humor; a amígdala, que desencadeia medo em resposta ao estresse; e o hipocampo, que desempenha um papel importante no humor e na motivação.

 

O exercício físico melhora a saúde mental, reduzindo a ansiedade e a depressão, assim como melhora também a autoestima e a função cognitiva. Apenas trinta minutos de exercício de intensidade moderada já são suficientes para esses benefícios à saúde mental.

 

3.      Tenha um tempo só para você

 

Com frequência, algumas pessoas tendem a cuidar somente de outras e esquecem de cuidar de si. No entanto, é fundamental reservar um tempo para cuidar de si mesmo também. O autocuidado é sobre propiciar uma atenção adequada ao seu próprio bem-estar psicológico e emocional.

 

Existem diversas maneiras de praticar o autocuidado - e tudo se resume a fazer coisas que se gosta ou precisa. Cuidar de si não precisa ser algo muito elaborado, trabalhoso ou caro para ser eficaz. Ler um bom livro, tomar um café em silêncio, ir a uma sessão de massagem relaxante ou simplesmente caminhar sozinho são alguns exemplos de autocuidado.

 

4.      Cuide do seu sono

 

Não dormir o suficiente distorce a capacidade de regular as emoções e, a longo prazo, pode aumentar o risco de desenvolvimento de transtornos mentais. Cada estágio do sono desempenha um papel na saúde cerebral, permitindo mais eficiência de aprendizado, humor e memória. A atividade cerebral durante o sono tem efeitos profundos na saúde emocional e mental.

 

Durante o sono, o cérebro se dedica a avaliar pensamentos e a recordar memórias. A falta de sono é, então, especialmente prejudicial para a consolidação da expressão emocional positiva, o que pode influenciar o humor e a reatividade emocional.

 

5.      Pratique meditação

 

Embora pareça simples, meditar é um grande desafio para a grande maioria das pessoas. A prática meditativa pode melhorar a saúde mental, propiciando a diminuição de doenças psiquiátricas. Isso se deve a uma diversidade de fatores envolvidos na meditação que promovem mudanças fisiológicas na química cerebral e no comportamento diante de problemas.

 

O impacto positivo da meditação na redução do estresse e no aumento do bem-estar geral, indica que ela pode ser útil no tratamento da ansiedade, vício, agressividade, suicídio e depressão. Por isso, incluir a prática de meditação na rotina é uma forma verdadeiramente eficaz de cuidar da saúde mental.

 

6.      Cuide da sua microbiota intestina

 

Nos últimos anos, as relações entre nutrição e saúde mental angariaram um considerável interesse. A adesão a padrões alimentares saudáveis está associada a um risco reduzido de transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Uma explicação sobre como a alimentação pode afetar o bem-estar mental é o efeito da dieta no microbioma intestinal. Portanto, cuidar das suas bactérias intestinais é cuidar da saúde mental também!

 

7.      Inclua fontes de vitaminas do complexo B na dieta

 

Além de manter uma alimentação saudável, garantir bons níveis de vitaminas do complexo B pode ser essencial para a saúde mental. Através do seu papel no metabolismo do carbono, as vitaminas B atuam como cofatores na síntese e regulação de neurotransmissores dopaminérgicos e serotoninérgicos. Ambos são neurotransmissores envolvidos na regulação do humor, bem como na depressão clínica e na ansiedade.

 

Sendo assim, um dos segredos de como manter a saúde mental é prover um bom aporte de vitaminas do complexo B para o corpo! Boas fontes desse complexo vitamínico incluem: arroz integral, feijão, lentilha, carnes e suplementos com vitamina B.

 

8. Mantenha o contato com amigos e familiares

Os humanos são seres naturalmente sociais e isso já foi comprovado cientificamente. Portanto, manter o contato social com amigos, parceiros ou familiares pode melhorar a satisfação geral com a vida.

 

Se relacionar socialmente é um elemento crucial para proteger a saúde mental, inclusive, de pessoas mais introvertidas. Amigos e familiares podem ajudar a colocar certos elementos da vida em perspectiva além de ajudarem a gerenciar problemas. O contato com os outros libera toda uma cascata de neurotransmissores e, um simples apertar de mãos ou um abraço, já é o suficiente para liberar ocitocina e reduzir os níveis de cortisol.

 

Então, se você quer saber como cuidar da sua saúde mental, mantenha o contato com amigos e familiares ativos!

 

9. Organize a sua rotina

Todas as pessoas precisam tomar uma série de decisões desde os primeiros minutos do dia e, essas decisões, podem causar uma certa angústia. Quando se tem uma rotina bem estabelecida com horários reservados para cada tarefa, há redução da angústia e do estresse.

 

O ser humano é uma criatura de hábitos e ter uma rotina oferece saúde e bem-estar. De fato, saber "o que esperar" é fruto de uma rotina estruturada - e isso facilita o gerenciamento das emoções e expectativas. Por isso, as rotinas são poderosas para a saúde mental e, inclusive, já foram positivamente associadas a uma série de condições, como depressão, TDAH e transtorno bipolar.

 

As rotinas familiares ajudam a moderar a impulsividade e os traços de oposição em crianças. Isso se deve ao fato de que as rotinas protegem e ajudam as crianças a se sentirem mais seguras, pois elas sabem o que esperar. Esse efeito pode ser muito semelhante nos adultos.

 

10. Disponha um tempo para auto reflexão

Voltar-se para dentro e refletir sobre os próprios pensamentos e sentimentos é um grande desafio em meio a correria da vida diária. No entanto, momentos de introspecção podem ser fundamentais para desencadear insights que podem alterar a maneira de encarar o mundo ao redor.

  “voltar-se para dentro” pode fortalecer a inteligência emocional, facilitando o enfrentamento dos desafios da vida. A capacidade de auto-reflexão é um aspecto fundamental da cognição humana e tem participação especial na manutenção da saúde mental. Então, procure reservar momentos para praticar a auto reflexão, sempre que puder!

 

11. Desconecte de vez em quando

Sabe quando o modem da internet para de funcionar e precisa ser desconectado da tomada por alguns segundos? Por vezes, essa atitude de desconectar também funciona para os humanos! Se desconectar da rotina hiperconectada de e-mail, Whatsapp e redes sociais de vez em quando pode ser essencial para manter a saúde mental.

 

Estudos científicos já associaram as redes sociais a alguns transtornos psiquiátricos, como depressão, ansiedade e baixa autoestima. Portanto, é importante lembrar que a existência na vida real é muito mais preciosa do que aquela vida da internet e, desconectar, pode sim, melhorar a saúde mental.

 

Desconectar permite a reconexão com a vida real e essa é uma valiosa dica de como cuidar da saúde mental.

CONFIRA MAIS FOTO NA GALERIA

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda à sexta, das 08 às 17 horas

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.