Secretário de Direitos Humanos e delegado regional querem apoio para trazer delegacias especializadas a BSF

19 de janeiro de 2023 às 13h04.

O recém nomeado secretário municipal de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e de Políticas para as Mulheres, advogado Maurício Vieira dos Santos, esteve reunido com o delegado regional Leonardo Forattini, da 14ª DRPC, em Barra de São Francisco, na manhã desta quinta-feira, 19, para buscar apoio a políticas de proteção à mulher e outros assuntos relacionados à cidadania e direitos humanos e, combinaram de unir esforços para efetivar a 14ª DRPC como delegacia nível 1 ou 2, ou seja que tenham delegados especializados em ações contra o patrimônio, contra a vida, narcóticos e proteção às mulheres, entre outras.

Santos e Forattini ficaram de agendar uma reunião com o deputado estadual eleito Mazinho dos Anjos e o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, para conseguir junto ao comando da Polícia Civil, a implantação das delegacias especializadas.

“Nós temos feito um esforço hercúleo para atender às demandas em todas as áreas, mas nosso efetivo é muito pequeno e a lei que instituiu e classificou as delegacias é muito antiga, da década de 1990, portanto, a realidade hoje é muito diferente. Para se ter uma ideia, os crimes contra o sexo feminino na cidade estão próximos de números de municípios como São Mateus, que tem mais do que o dobro da população” descreve.

Já o secretário Maurício Viera Santos destacou que, ao assumir a Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Política para as Mulheres, decidiu arregaçar as mangas e buscar ajuda e informação para nortear as ações da pasta.

“Vamos promover uma nova reunião, o mais rápido possível, com o prefeito Enivaldo, o deputado eleito Mazinho dos Anjos, Promotoria e outros órgãos ligados à proteção dos direitos fundamentais do ser humanos. Vamos reivindicar, junto com o prefeito, o deputado eleito Mazinho dos Anjos, o delegado regional e outros parceiros, para melhorar a estrutura da delegacia regional e ampliar as ações na defesa das mulheres”, assegura Santos.