Prefeitura alerta a população sobre os cuidados para combater a Dengue

20 de janeiro de 2023 às 15h07.

Devido ao clima quente e o período chuvoso, é importante a população estar em alerta para evitar possíveis criadouros do mosquito da Dengue. A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal da Saúde em conjunto com a Vigilância Ambiental, continua realizando ações importantes no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Patrícia Moura de Almeida, “estamos na estação mais propícia para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, em função das chuvas e do clima quente. É muito importante reforçarmos: a principal medida preventiva para o controle das arboviroses é evitar recipientes e vasilhames ou qualquer local que acumule água nas áreas externas e internas das residências, uma vez que esses locais podem se transformar rapidamente em criadouros para o mosquito”.

Patrícia informou que o distrito de Paulista é, hoje, o maior foco do mosquito da Dengue, seguido do Centro e do bairro Vila Landinha, em Barra de São Francisco. E em março e abril será o ápice dos casos no Município.

Apesar da temporada de maior transmissão acontecer durante o verão, a alteração da temperatura faz com que o Aedes Aegypti surja com mais frequência também nas outras estações. É por isso que os cuidados devem ser continuados nos demais meses do ano. A melhor maneira de evitar a Dengue é impedindo que o mosquito se prolifere, eliminando os criadouros que possibilitam sua reprodução.

Entre os sintomas da doença estão:

•       Febre alta

•       Dores musculares

•       Dor no fundo dos olhos

•       Náuseas e vômitos

•       Dores fortes de cabeça

•       Perda do paladar e apetite

•       Hemorragia nasal