Seminário com Lucas Fonseca abre ano letivo em Barra de São Francisco

21 de janeiro de 2023 às 08h56.

A secretária municipal de Educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, renomeada pelo prefeito Enivaldo dos Anjos para mais um mandato de dois anos à frente da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) se diz aflita pelo pouco tempo que tem para preparar as escolas municipais para o ano letivo que se inicia no dia 2 do mês que vem. Em entrevista, Delma conta que regeneração e reconstrução são palavras de ordem na sua pasta este ano.

“Vamos começar o ano letivo com um seminário, no dia 1º, para todos os profissionais de educação da rede, buscando sempre a formação e preparação dos nossos profissionais, com o Lucas Fonseca (saiba mais abaixo), referência no Estado e no país, buscando a mudança de mentalidade e a regeneração da formação dos nossos professores”, informa ela.

“Para termos uma rede saudável, com bons resultados, com ambiente regenerado, lideranças fortes, é preciso ter consciência de que muitas vezes um pescador até pode lançar a rede sozinho, mas vai precisar de alguém que o ajude a puxar o resultado da pesca, a costurar onde a rede arrebentou, a aceitar que talvez precise construir uma nova rede. Redes deterioram principalmente quando cada nó é constituído por ‘gentes’. O que fazer quando um nó se solta? Ignora? Cola? Pede pra outra pessoa resolver ou costura. E se não souber costurar procure quem possa”, observa ela em uma parábola sobre pesca e educação.

Para Delma, o maior desafio é a reconstrução da educação a partir da observação das mudanças do mundo, particularmente a tecnologia. “A formação continuada dos nossos profissionais é obrigatória. As crianças de hoje já nascem digitais e visuais, então temos que nos adequar a esses novos tempos, encontrar novas maneiras de ensinar de forma igual, mas sempre observando que, quanto mais carente é a comunidade, melhor tem que ser a educação ofertada”, ensina.

A secretária observa ainda que alguns desafios, como o combate à evasão escolar e a alfabetização preventiva e corretiva das crianças. “A alfabetização preventiva começa nos anos iniciais e a corretiva vem em seguida, para que tenhamos alunos capazes de interpretar um texto, por exemplo, e não apenas saber ler.”

Em uma rede com 31 escolas e quase 5,1 mil alunos desde a creche até os anos finais do ensino fundamental, os desafios são muitos e incluem infraestrutura adequada para alunos e profissionais, transporte escolar e merenda, entre outros itens essenciais.

“A qualidade da educação tem que ser para todos, independente da condição sócioeconômica. No ano passado, tivemos excelentes resultados na passagem de alunos do ensino fundamental para o médio. Por exemplo, conseguimos aprovar 9 alunos do João Bastos e 9 alunos do CEFFA Normília Cunha dos Santos no Ifes, coisa que não acontecia. Geralmente, as vagas do Ifes iam para estudantes de outros municípios e alunos da rede particular”, comenta.

Tempo integral

Para a secretária, um dos maiores desafios deste ano será a implantação da segunda escola de tempo integral na rede. No ano passado conseguimos estruturar a educação em tempo integral na Ozéias Rezende. Este ano temos um novo desafio, que é implantar o sistema de ensino na escola Elizabeth Trzoseki em Paulista, interior do município.

“Educação em tempo integral não é só manter os estudantes por mais tempo na escola, fornecer alimentação completa. Temos que ter a infraestrutura adequada, número de professores e outros profissionais ampliado em relação às demais escolas e um plano de ensino diferenciado”, finaliza.

Lucas Fonseca

Nascido em Brejetuba, uma pequena cidade do interior do Espírito Santo, Lucas Fonseca só conheceu energia elétrica aos 10 anos e teve acesso ao Ensino Fundamental somente aos 17 anos. Nasceu numa realidade que a maioria das pessoas consideraria no mínimo desafiadora, mas venceu os desafios.

Em seu site ele conta que desde o princípio, sabia que para chegar ao lugar que ocupa hoje, como empreendedor, palestrante e mentor, ele teria que superar seus próprios bloqueios. E conseguiu. Lucas venceu seus próprios limites e hoje inspira outras milhares de pessoas a trilharem o mesmo caminho.

Apaixonado pelo conhecimento desde criança, trabalhava na roça com seu pai para comprar pilhas para ouvir rádio. Lucas se formou em Administração e seguiu estudando, fazendo inúmeros cursos de atualização e extensão profissional, até que optou por dedicar-se exclusivamente à carreira de palestrante.

Ele se mudou para Vitória em 2017 para profissionalizar sua atuação nesse segmento. E finalmente tornou-se empreendedor ao fundar o Instituto Lucas Fonseca.

Como estudioso do comportamento humano, Lucas desenvolveu o Treinamento MAP – Mindset de Alta Performance – método exclusivo com uma abordagem prática e o uso de diversas ferramentas. O programa trabalha a mentalidade dos participantes para que eles sejam capazes de avaliar e compreender o modelo de mundo em que estão inseridos, bem como ensina a alcançar melhores resultados, superando barreiras e quebrando paradigmas.

Além de especialista em Mindset, Lucas é graduado em Administração e Pedagogia, Master em Programação Neurolinguística, Coach Professional & Life com formação de Palestrante Internacional pela Expo Premium e Avatar – Star Edge nos EUA e atuou em sala de aula como Professor e Coordenador durante anos.  

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