Prefeitura renova convênio com o Apae e repasse mensal chega a R$ 46,3 mil

24 de janeiro de 2023 às 08h53.

A Câmara Municipal aprovou, em reunião ordinária na noite desta segunda-feira, 23, o Termo de Fomento com a Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apae) de Barra de São Francisco, no valor de R$ 555.903,84 para este ano.

O valor, que será repassado mensalmente chega a R$ 46.325,25 e, de acordo com o novo presidente da entidade, Elias Maurício, eleito no final do ano passado para administrar a entidade nos próximos três anos (2023/2025), “o repasse é primordial para suprir o pagamento cerca de 30 servidores, inclusive profissionais de saúde e outras despesas da entidade.”

“A gente agradece muito ao prefeito Enivaldo dos Anjos por renovar esse fomento que é fundamental para a manutenção das atividades da Apae, que conta com mais de 200 usuários”, resume.

Sobre a Apae

A Apae de Barra de São Francisco foi fundada por assembleia realizada em 4 de março de 1978. A instituição tem um quadro de associados e uma equipe técnica composta de Assistente Social, Cuidadores, Coordenador Administrativo, Diretor pedagógico, Fisioterapeuta, Pedagogo, Psicólogo, Professores habilitados em Educação Especial, entre outros profissionais para o atendimento especializado a mais de 210 pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias nas áreas social, psicológica, fisioterápica, fonoaudióloga, artes, informática e educacional.

O atendimento às pessoas com deficiência acontece de segunda a quinta-feira das 7h às 17h20. Na sexta-feira o trabalho é interno, com o planejamento das atividades da semana seguinte. É servido café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

A porta de entrada para atendimento na APAE francisquense é através de triagem social, realizada por equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo e pedagogo que fazem o acolhimento da família e/ou do paciente e define se o caso é perfil ou não para o atendimento na Apae. Na maioria dos casos o que prevalece é o laudo médico, geralmente dado por um neurologista.