Reforma da EMEFTI Elizabeth Trzsoseki em Paulista começa na semana que vem e deve durar quatro meses

27 de janeiro de 2023 às 16h50.

A reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Elizabeth Trzsoseki da Silva, no distrito de Paulista, em Barra de São Francisco vai custar R$ 989 mil e deve durar cerca de quatro meses, prevê o dono da empresa Soberana Solos, Marcos Bernabé, que pretende iniciar os serviços já na próxima semana. “As obras são pontuais e já existe o projeto, é só executar, então, acredito que em cerca de 4 meses esteja tudo pronto”, disse o executivo.

A ordem de serviço foi assinada no final da manhã desta sexta-feira, 27, pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, com a presença de quase todos os vereadores, secretários municipais e moradores do distrito de Paulista.

(Veja galeria de fotos no final do texto)

Dos Anjos destacou que o Governo Estadual disponibilizou os recursos para a reforma e ampliação da escola, além da implantação do regime de tempo integral, em meados do ano passado, mas a contratação da empresa demorou um pouco por causa do processo licitatório.

“Na verdade, vamos fazer uma escola em cima da outra, vai ser uma reforma profunda e a chegada do ensino em tempo integral vai mudar totalmente o olhar das crianças, mudar a visão delas para buscarem mais conhecimentos, uma vida melhor. A educação em tempo integral é uma tendência mundial e uma mudança necessária em todo o Brasil. No final do ano letivos vocês verão o resultado”, salientou.

O prefeito exigiu ainda que a contratação de mão-de-obra seja feita preferencialmente no distrito. “Temos muitas demandas de trabalhadores para obras na sede e em algumas obras está até faltando trabalhadores, mas queremos que a empresa contrate gente daqui”, disse.

Enivaldo assegurou ainda que até o final do seu mandato vai implantar mais uma escola em tempo integral, mas ainda não definiu se será na sede ou em outro distrito. “Estamos trazendo aqui para Paulista, uma educação moderna, que já está presente em quase todos os municípios do Estado, grandes e pequenos. O nosso governador Renato Casagrande iniciou o mandato anterior com pouco mais de 20 escolas de tempo integral e, hoje, já temos mais de 120 e o Estado e o município vão continuar avançando nesse projeto”, ressalta.

Dos Anjos, que implantou a primeira escola de tempo integral do Estado - a Erasmo Braga - durante sua primeira gestão, no final da década de 1980 e início dos anos 1990, disse que a educação em tempo integral é um caminho sem volta e ajuda a dar suporte alimentar às famílias, tira as crianças das ruas e fornece uma educação mais completa.

Delma Ker

A secretária municipal de Educação, Delma Ker, foi lacônica, mas destacou que a educação dos novos tempos exige uma dedicação maior e um ensino melhor.

“Já tivemos um avanço muito grande com a EMEFTI Ozeias Rezende e agora, com essa segunda escola, termos uma educação mais sólida. Quero lembrar que o Espírito Santo tem hoje, uma das melhores notas do ensino médio no país, mas, o aluno não nasce na rede estadual, quem o prepara para isso é o município, desde a creche até o final do ensino fundamental e, por isso, a importância do nosso trabalho”, disse ela, agradecendo o empenho de todos os profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“A educação integral é definida pelo compromisso com o desenvolvimento integral de todos os estudantes, se comprometendo com a estruturação de estratégias que garantam a todos, em condições de igualdade, o direito a uma educação de qualidade”, informa Delma.

Já a diretora da EMEFTI Elizabeth Trzsoseki da Silva, Angélica Poubel, que assumiu o cargo em janeiro de 2021, avalia que a implantação do sistema de ensino integral e a reforma da escola vão trazer muitos benefícios aos alunos do distrito.

“Vamos começar com uma turma menor do que a prevista, de 180 alunos, mas esse número deverá crescer bastante em 2024, quando o sistema estiver consolidado”, disse ela.

A secretária municipal de Obras e Urbanismo, Marianne Cavalcante Cortes Faroni, por sua vez, ressaltou que a reforma irá contemplar toda a escola e trará algumas mudanças importantes, como a acessibilidade em todas as partes, cumprindo totalmente as exigências do projeto de educação em tempo integral.

“Como não temos rampa de acesso ao segundo piso, vamos implantar uma estação elevatória. Também vamos ampliar a cozinha, trocar parte da cobertura e impermeabilizar outra parte, reformar todos os banheiros entre outras intervenções pontuais”, disse ela.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Ademar Antônio Vieira, o Lemão Vitorino, destacou que essa é a maior e mais importante obra que o prefeito Enivaldo dos Anjos está levando para Paulista. “O Enivaldo tem trazido muitas obras e serviços para o nosso distrito, mas, essa é a mais importante, porque vai formar cidadãos capacitados para vencer na vida”, avalia.

O outro vereador do distrito, Reinaldo Neri, o Borrinha, neto da dona Beth Trzsoseki, por sua vez, agradeceu ao prefeito pelas obras que tem levado para Paulista e, visivelmente emocionado, lembrou que o seu pai, Jaime Neri da Silva, filho da dona Beth, foi vice-prefeito de Enivaldo no primeiro mandato dele, no final da década de 1980 e início dos anos 1990 e a homenagem à avó aconteceu logo depois da morte dela, que aconteceu antes da eleição.

Estrutura

A EMEFTI Elizabeth Trzsoseki da Silva está instalada em um prédio onde funcionava anteriormente outra escola, a Professora Ascendina Feitosa, que pertencia ao Estado, em um prédio com cerca de 1.000 m² de área construída e foi inaugurada em 23 de fevereiro de 1992 pelo então governador Albuíno Azeredo.

Posteriormente, por volta de 1995, houve uma permuta entre o Estado e o Município, com a Ascendina Feitosa indo para outro prédio e a Elizabeth Trzsoseki, sendo instalada no prédio atual.

A estrutura da escola conta com 18 salas de aulas, refeitório, cozinha, seis banheiros, vestiários e uma pequena quadra.

Com a reforma, algumas salas passarão a abrigar laboratórios de informática e ciências, além de outras salas especiais talhadas para a educação em tempo integral.

GALERIA DE FOTOS

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda à sexta, das 08 às 17 horas

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.