Barra de São Francisco vai sediar ação da Operação Átria, de combate à violência contra a mulher nesta quinta, 16

15 de março de 2023 às 14h21.

O prefeito Enivaldo dos Anjos anunciou na tarde da sexta-feira, dia 10, que o município vai sediar uma ação da Operação Nacional Átria, em parceria com a Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, (DEAM), da Polícia Civil do Espírito Santo.

O convite foi feito pela delegada chefe da DEAM, Cláudia Dematté, e prontamente aceito pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, que tem buscado empoderar e cuidar das mulheres francisquenses com várias ações de saúde e orientação, inclusive criando secretarias e órgãos exclusivos de atendimento às mulheres em geral e as em situação vulnerável em particular.

"Será uma oportunidade para mostrarmos que o machismo, a violência, não condizem com o que temos visto aqui e em todo o país. A violência em geral é um mal que assola a humanidade, mas a violência contra a mulher tem se tornado um problema social inaceitável em qualquer sociedade", pontuou o prefeito.

Foco

A Operação Nacional Átria é comandada pelo Ministério da Justiça e coordenada em âmbito estadual pela DEAM. Tem como foco tanto ações de repressão como ações de educação e de orientação à população sobre a não violência contra a mulher e ocorrerá em diferentes municípios do Espírito Santo.

A ação contará com o ônibus da Polícia Civil/Delegacia Móvel, para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, ou crimes contra a dignidade sexual.

A equipe da DEAM terá apoio de equipes da Polícia Militar e Patrulha Maria da Penha que realizarão atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e/ou crimes contra a dignidade sexual; bem como irá orientar e dialogar com a população - mulheres, homens, e alunos das escolas do município - sobre a Lei Maria da Penha e o enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

O objetivo é trabalhar na prevenção da Violência Contra a Mulher; tirar dúvidas sobre a Lei, sobre os tipos de Violência Contra a Mulher; trabalhar na desconstrução da cultura machista ainda existente na sociedade; bem como aproximar a Polícia da população, numa ação de Polícia Comunitária e Cidadã.

"Informamos que a operação em questão ocorrerá de maneira integrada entre a Polícia Civil e Polícia Militar contando com a colaboração entre os órgãos. Consideramos relevante que essa ação esteja presente na cidade de Barra de São Francisco, por isso no dia 16 de março de 2023, estaremos em sua cidade com aproximadamente 35 policiais civis e policiais militares para essa tarefa, de 9h às 16h", informa a delegada Cláudia Dematté.

"Pedimos ainda a indicação de escolas de ensino médio que desejem receber policiais civis e militares para dialogarem com os estudantes sobre violência, com o nome da escola, horário que poderemos ir e número de alunos que serão atendidos", solicita a delegada.

"Desde já agradecemos a integração entre os órgãos, e colocamo-nos sempre, representando esta Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, à disposição para em parceria engendrarmos proposições de um trabalho em rede, para que o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher seja eficaz, bem como oferecido de maneira acolhedora e humanizada. O trabalho integrado entre as mais diversas instituições será capaz de oferecer ferramentas à plena assistência às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar", finaliza Cláudia.

Significado de Átria

Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil. Em alusão à posição de destaque da estrela, o nome dado a operação ilustra a ideia de reposicionar mulheres agredidas, retirando-as da condição de vítima e as devolvendo ao seu lugar.a próxima quinta-feira, 16, a partir das 9h.