Roda de Conversa do Projeto Avivar debate dependência emocional

16 de março de 2023 às 16h24.

O Projeto Avivar realizou nesta quinta-feira, 16, mais uma Roda de Conversa, desta vez tendo como tema a dependência emocional. O evento teve ainda como foco o Dia Internacional da Mulher e, desta vez, aconteceu na sede do projeto, no bairro Nova Barra.

A psicóloga: Jamilly Delboni Tassinari Cipreste, falou sobre a questão da dependência emocional, salientando que isso acontece quando colocamos em primeiro plano as necessidades de outra pessoa, pode um companheiro, um amigo, um familiar.

“O dependente emocional consegue sentir-se feliz apenas quando o alvo da dependência está feliz e satisfeito. Quanto mais o dependente se esforça para agradar e atender as necessidades desse outro, mais ainda ele acredita que o dependente tem que fazer absolutamente tudo”, explica ela.

A origem do amor patológico, de acordo com a psicóloga, pode estar associada ao apego aprendido na infância.

Hoje a maior população com dependência emocional é formada pelo sexo feminino.

Alguns sinais:

- Profunda necessidade de aprovação.

- Autovalor dependente (seu valor aumenta ou diminui à medida que é elogiada ou criticada).

- Sobrecarga (absorve a carga do outro)

- Desculpas excessivas (assume a culpa do outro)

- Não cuida de si

- Faz o que não quer, não gosta ou não aprova para satisfazer ou não contrariar o outro.

Os idosos ficaram à vontade para falar de suas dependências emocionais.

Ao final foram sorteados vários brindes com muita brincadeira e diversão.

25 idosas e idosos estiveram presentes.

Profissionais

Coordenadora: Cleidmar de Almeida Rezende (Cleidinha)

Médica Aline Simões

Enfermeira: Bárbara Flausino

Nutricionista: Arlete Pereira

Assistente Social: Agraciene Veríssimo

Psicóloga: Jamilly Delboni Tassinari Cipreste.