Diretores da Cesan fazem nova reunião para explicar sobre obras na Vila Vicente

17 de março de 2023 às 11h16.

Um mês depois de realizar uma reunião com moradores do bairro Vila Vicente, vereadores e secretários municipais para apresentar o plano de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Barra de São Francisco, com a construção da nova estação de tratamento de esgoto (ETE), na rodovia do contorno, a Cesan e a empreiteria contratada para a obra, Consórcio Barra, voltaram a reunir com os moradores locais na noite desta quinta-feira, 16.

A primeira reunião aconteceu no auditório da Unidade Básica de Sáude (UBS) da Vila Vicente e a de ontem foi na EMEF Sebastião Albano, onde há mais espaço.

De acordo com o técnico em saneamento básico da Cesan e fiscal da obra de implantação da rede de esgoto do bairro Vila Vicente, Pedro Paulo, o investimento total da Cesan na ampliação da rede de esgoto e outras obras no município devem chegar à casa dos R$ 36 milhões com previsão de conclusão em três anos.

“As obras foram autorizadas no final do ano passado e tiveram início no dia 12 de janeiro. Aqui na Vila Vicente vamos fazer em torno de 3.000 metros de rede esgoto, mas em todo o município devemos fazer em torno de 10.000 metros de rede de esgoto, além de mil ligações domiciliares e mil intradomiciliares (dentro dos domicílios) gratuitas”, informa.

Pedro Paulo acrescentou ainda que serão construídas duas elevatórias de esgoto bruto, sendo uma na Vila Vicente e outra no local onde hoje funciona a ETE, no bairro Irmãos Fernandes.

“Serão mais de 4 mil metros de emissário em tubos de 200 mm que levarão o esgoto bruto até a estação de bombeamento no Irmãos Fernandes e, de lá, até a nova ETE, na rodovia do  contorno”, explica.

A reunião de ontem contou com a presença do secretário municipal de Obras e Urbanismo, Kennedy Braz Teixeira, da assistente Social e educadora ambiental da Cesan, Sanny Mara Araújo, assistente social Luciana Batista do Consórcio Barra, chefe comercial local da Cesan, Paulo Casagrande, chefe operacional local da Cesan, Sérgio Carvalho, fiscal de obra, Pedro Guanandy, engenheiro responsável pela obra, Valdir Nazareno, encarregado da obra Sidnei da Silva e funcionários contratados da empresa.

Sanny Mara fez abertura da reunião informando da importância dos moradores em contribuir com a evolução da obra e principalmente os cuidados que todos devem ter referente a rede de esgoto.

O que é rede de drenagem pluvial?

De modo geral, as redes de drenagem de água da chuva são sistemas que integram os serviços de saneamento, capazes de receber e transportar líquidos superficiais por meio de tubulações, compostos de canais conectados entre si.

A rede coletora de esgoto é construída pelo emprego de um conjunto complexo de condutos interligados por meio de singularidades chamadas poços de visita (PV). Esta rede é implantada em ruas, avenidas e locais de servidão, captando o esgoto sanitário de residências e indústrias.

A assistente social Luciana Batista, informou sobre a importância do cidadão de utilizar corretamente o SES (SES “é o conjunto de condutos, instalações e equipamentos destinados a coletar, transportar, condicionar e encaminhar somente o esgoto sanitário a uma disposição final conveniente, de modo contínuo e higienicamente seguro”).

Após as explicações, foi aberto palavras ao público presente para sanar dúvidas. Sanny Mara informou que o objetivo da reunião foi atingido e pediu apoio dos presentes na reunião para comunicar, às pessoas que não puderam comparecer, sobre a importância dos moradores no apoio à obra. “Sabemos que estamos causando transtorno, porém é para melhorar a vida de cada morador da comunidade dando dignidade e atingindo o patamar de primeiro mundo”, finalizou a assistente social.