Cerca de mil alunos das escolas municipais estão inscritos na Olimpíada de Matemática OBMEP

17 de março de 2023 às 13h17.

Cerca de mil alunos das escolas municipais de Barra de São Francisco vão participar da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a competição aumentou o número de premiações este ano. As inscrições terminam nesta sexta-feira, 17.

Levantamento feito na manhã desta sexta-feira, aponta que as escolas João Bastos (714 estudantes), Barra do Itaperuna (52 estudantes), CEFFA Normília Cunha dos Santos (162 estudantes), Santo Antônio (59 estudantes) estarão participando da primeira fase.

A previsão é de que mais de 18 milhões de estudantes de escolas públicas municipais, estaduais, federais e privadas participem da maior competição científica do país. Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio concorrem a 8,4 mil medalhas distribuídas a nível nacional e a outras 20,5 mil medalhas a nível regional.

“A olimpíada é uma das políticas públicas mais abrangentes do país. O IMPA consegue, por intermédio da OBMEP, levar a todo o Brasil o interesse pela matemática. São problemas instigantes e atraentes para os alunos, que apresentam a disciplina pelo raciocínio lógico”, afirmou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

A nível nacional, serão distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 bronzes aos participantes. A olimpíada premia separadamente escolas públicas e particulares e, este ano, dobrou o número de medalhas para escolas privadas.

Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa. O valor da bolsa concedida pelo CNPq foi reajustado este ano, com aumento de 200%.

A olimpíada ocorre em duas fases: a primeira é composta por uma prova objetiva de 20 questões, e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões. A 1ª fase da OBMEP será em 30 de maio, e os classificados para a etapa seguinte farão a prova da 2ª fase em 7 de outubro. As provas são preparadas segundo o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será em 2 de agosto e a dos premiados em 20 de dezembro.

A OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.