Doze escolas municipais participam do Jovens Empreendedores: Primeiros Passos

28 de março de 2023 às 13h49.

A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sebrae/ES realizou na manhã desta terça-feira, 28, a primeira reunião de alinhamento com projeto Jovens Empreendedores: Primeiros Passos.

São 12 escolas municipais contempladas:

EM Evandra chaves de Oliveira

EM Barra de Itaperuna

EM Cachoeirinha de Itaúnas

EMEFTI Elizabeth Trzoseki da Silva

EMEFTI Ozeias Resende

EM Jose Francisco da Fonseca

EM Luciene Matos Ferreira

EM Neuza Fernandes da Silva

EM Otto Saar

EM Santo Antônio

EM Sebastião Albano

EM Vicente Amaro da Silva

Estavam presentes na reunião:

Equipe multiplicadora do SEBRAE (Lígia e Karina);

Equipe pedagógica das escolas contempladas

Equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Rducação

Secretária de Educação Delma do Carmo ker e Aguiar

Coordenadora Isabella Serafini

Técnica do Sebrae responsável pela formação (Lígia Bettero)

+ Sobre o JEPP

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade.

A ideia é que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O curso para essa etapa da educação básica é o Jovens Empreendedores: Primeiros Passos (JEPP), destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

Aprender a conhecer, isto é, adquirir instrumentos.

Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente.

Aprender a viver juntos, a fim de participar e colaborar com os outros em todas as atividades humanas.

Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que ele está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovação, mesmo em situações desafiadoras.

O JEPP é composto por nove cursos:

1º ano do ensino fundamental: O mundo das ervas aromáticas

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

2º ano do ensino fundamental: Temperos naturais

Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes.

3º ano do ensino fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

4º ano do ensino fundamental: Locadora de produtos

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

5º ano do ensino fundamental: Sabores de cores

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

6º ano do ensino fundamental: Ecopapelaria

7º ano do ensino fundamental: Artesanato sustentável

8º ano do ensino fundamental: Empreendedorismo social

9º ano do ensino fundamental: Novas ideias, grandes negócios

Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes.

Como participar

A Secretaria Municipal de Educação ou a instituição de ensino interessada em desenvolver o JEPP com seus estudantes deve procurar o Sebrae mais próximo para negociar a parceria e a realização da capacitação dos professores, que tem duração de 45 horas e pode ser dividida para o 1º e o 2º ciclo do ensino fundamental.

O objetivo do projeto é formar professores que estimulem a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes, incentivando-os a sonhar e a terem vontade de realizar os seus sonhos.

Sobre o curso

Aspectos do mundo dos negócios através de temas lúdicos como montagem de loja de ervas aromáticas, loja de temperos naturais, oficina de brinquedos ecológicos, locadora de produtos, espaço gastronômico;

Etapas de planejamento para concretizar um objetivo;

Características do comportamento empreendedor;

Correlação entre a cultura empreendedora e os valores éticos, culturais e de cidadania.

O objetivo do projeto é promover nos alunos um espírito empreendedor, e mostrar a importância do trabalho em equipe, proporcionando assim um autoconhecimento e um crescimento pessoal.

A educação financeira nas escolas é fundamental, conforme prevê a base nacional comum curricular (BNCC), e o JEEP vem auxiliar nesta aprendizagem.