A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sebrae/ES realizou na manhã desta terça-feira, 28, a primeira reunião de alinhamento com projeto Jovens Empreendedores: Primeiros Passos.
São 12 escolas municipais contempladas:
EM Evandra chaves de Oliveira
EM Barra de Itaperuna
EM Cachoeirinha de Itaúnas
EMEFTI Elizabeth Trzoseki da Silva
EMEFTI Ozeias Resende
EM Jose Francisco da Fonseca
EM Luciene Matos Ferreira
EM Neuza Fernandes da Silva
EM Otto Saar
EM Santo Antônio
EM Sebastião Albano
EM Vicente Amaro da Silva
Estavam presentes na reunião:
Equipe multiplicadora do SEBRAE (Lígia e Karina);
Equipe pedagógica das escolas contempladas
Equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Rducação
Secretária de Educação Delma do Carmo ker e Aguiar
Coordenadora Isabella Serafini
Técnica do Sebrae responsável pela formação (Lígia Bettero)
+ Sobre o JEPP
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade.
A ideia é que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
O curso para essa etapa da educação básica é o Jovens Empreendedores: Primeiros Passos (JEPP), destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida.
Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:
Aprender a conhecer, isto é, adquirir instrumentos.
Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente.
Aprender a viver juntos, a fim de participar e colaborar com os outros em todas as atividades humanas.
Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que ele está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.
Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovação, mesmo em situações desafiadoras.
Como funciona
O JEPP é composto por nove cursos:
1º ano do ensino fundamental: O mundo das ervas aromáticas
Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.
2º ano do ensino fundamental: Temperos naturais
Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes.
3º ano do ensino fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos
Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.
4º ano do ensino fundamental: Locadora de produtos
Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.
5º ano do ensino fundamental: Sabores de cores
Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.
6º ano do ensino fundamental: Ecopapelaria
Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.
7º ano do ensino fundamental: Artesanato sustentável
Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.
8º ano do ensino fundamental: Empreendedorismo social
Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.
9º ano do ensino fundamental: Novas ideias, grandes negócios
Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes.
Como participar
A Secretaria Municipal de Educação ou a instituição de ensino interessada em desenvolver o JEPP com seus estudantes deve procurar o Sebrae mais próximo para negociar a parceria e a realização da capacitação dos professores, que tem duração de 45 horas e pode ser dividida para o 1º e o 2º ciclo do ensino fundamental.
O objetivo do projeto é formar professores que estimulem a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes, incentivando-os a sonhar e a terem vontade de realizar os seus sonhos.
Sobre o curso
Aspectos do mundo dos negócios através de temas lúdicos como montagem de loja de ervas aromáticas, loja de temperos naturais, oficina de brinquedos ecológicos, locadora de produtos, espaço gastronômico;
Etapas de planejamento para concretizar um objetivo;
Características do comportamento empreendedor;
Correlação entre a cultura empreendedora e os valores éticos, culturais e de cidadania.
O objetivo do projeto é promover nos alunos um espírito empreendedor, e mostrar a importância do trabalho em equipe, proporcionando assim um autoconhecimento e um crescimento pessoal.
A educação financeira nas escolas é fundamental, conforme prevê a base nacional comum curricular (BNCC), e o JEEP vem auxiliar nesta aprendizagem.
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