Equipe da Semas participa de oficina sobre combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

29 de março de 2023 às 13h11.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), participou nesta terça-feira, 28, de uma oficina na sede da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em Vitória, tendo como tema o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que acontece todo dia 18 de maio.

“No âmbito da proteção social o enfrentamento a esse gravíssimo problema se dá por meio da sensibilização da comunidade. É preciso desnaturalizar essa prática, e uma das frentes é apontar os sérios danos causados não só às crianças e aos adolescentes, mas também ao tecido social. Para uma tarefa tão complexa é necessário o fortalecimento das parcerias entre as instituições e a sociedade”, comenta a secretária Shirley Teixeira Ribeiro que, juntamente com sua equipe, tem se empenhado para prestar um serviço de qualidade às famílias assistidas.

A equipe vem se capacitando, visando a reabertura do projeto para crianças e adolescentes Espaço da Alegria, que é ofertado pela Semas por meio do Serviço de Fortalecimento de Vínculos e Convivência, e tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para participação e cidadania; desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, a partir dos interesses, demandas e potencialidades de cada faixa etária.

O prefeito Enivaldo dos Anjos tem dado o total apoio para que o Espaço da Alegria seja uma realidade, uma vez que a sua preocupação constante é oportunizar a essas crianças um futuro melhor, uma vez que o trabalho infantil e outras situações é uma violação de direitos que afeta milhares de crianças e adolescentes em todo o país. Há um número crescente de crianças que estão vivenciando tal situação, o que acarreta diversas situações de vulnerabilidade e risco social como evasão escolar, uso de substâncias psicoativas, violência e exploração psicológica física e social dentre outras.

Equipe técnica da Assistência Social presente na oficina era formada pelos funcionários: subsecretário Elyclayton Augusto, o coordenador do Projeto Espaço da Alegria, Michel Medeiros, a psicóloga Lecelena Guimarães, psicóloga Marcela Alves, o assistente social Simon Lucas e assistente Social Fabíola Medeiros.

Ao todo 18 municípios participaram das oficinas:

Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Guarapari, Linhares, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Venda Nova do Imigrante, Ibatiba, Cachoeiro de Itapemirim e Santa Teresa.