Roda de Conversa teve estreia do Projeto Panelinha de Gerações nesta quinta, 30

30 de março de 2023 às 15h50.

Macarrão caseiro, Pé-de-moleque e Torta de Bombom. Esses foram os pratos escolhidos para a estreia do Projeto Panelinha de Gerações, mais uma iniciativa do Projeto Avivar para entreter os idosos e idosas de Barra de São Francisco e, de quebra, resgatar receitas que passam de geração em geração.

“A intenção é resgatar receitas antigas de gerações da família como memória afetiva. Hoje tivemos 3 receitas diferentes com 10 participantes e todas as receitas tem uma história por trás”, explica a coordenadora do projeto, Cleidmar de Almeida Rezende, a Cleidinha.

“Esse projeto vai acontecer uma vez por mês. Os idosos vão resgatar aquelas receitas antigas. No início serão apenas 10 pessoas participando no preparo de pratos salgados e doces. É um resgate da nossa culinária e posteriormente as receitas poderão ser publicadas e compartilhadas”, informa ela.

O Projeto Panelinha de Gerações surgiu de um trabalho em conjunto da nutricionista Arlete Pereira e da assistente social Agraciene da Silva Veríssimo de Alcântara, que juntas tiveram ideia de resgatar memórias afetivas trazendo os idosos de volta à cozinha.

“O lance é de encarar a cozinha na preparação de receitas especiais vindas de famílias, tornando o hábito de se alimentar bem e de forma saudável um hábito prazeroso”, explica a coordenadora.

"Hoje é um dia especial, nós do Projeto Avivar através da Roda de Conversa vamos apresentar algumas delícias tradicionais de família na cozinha”, disse Cledinha.

Os pratos

Prato de Sobremesa: "Torta de Bombom"

Niulva Coelho da Silva, 73 anos, aposentada na área de Saúde do Estado, moradora do centro.

Um belo dia passeando como sempre faço até hoje, visitei minha prima Núbia Caetano Simão, que tem o dom de culinária, então foi a partir daí que tive a oportunidade de conhecer, degustar e aprender a desenvolver a receita da Torta de Bombom. Dessa data para cá ao receber minhas visitas, sempre sou solicitada a fazer a delícia Torta de Bombom.

Prato salgado: Macarrão caseiro

Nutricionista Arlete Pereira de Souza

Minha avó e minha mãe pediam pra gente ajudar, porque antigamente era feito com muito carinho, a massa era aberta com garrafa de vidro, e nós crianças na época, achávamos muito interessante.

Receita de doce: Pé-de-moleque

Erli Costa Nogueira, 66 anos, Vila Landinha, servidora municipal aposentada.

Fui criada com a avó Emília de Jesus, fazia pé-de-moleque com rapadura e amendoim e ficava maravilhoso.

Depois fui trabalhar na Escola Vicente Amaro como merendeira e fazia para os alunos. Fui acrescentando coisas de acordo com o meu gosto. Mas a memória afetiva é muito forte e presente.