Maio Laranja: Semas realizou reunião do Serviço de Proteção a Famílias com o tema Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nesta quarta-feira, 17

18 de maio de 2023 às 13h39.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou na manhã desta quarta-feira (17), uma reunião especial do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), em formato de roda de conversa, com o tema abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A reunião faz parte das ações de conscientização da campanha Maio Laranja e aconteceu nas dependências do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A roda de conversa foi conduzida pelo assistente social Simon Lucas Alves Rodrigues e pela e psicóloga Marcela Alves Fiuza, que compõem a equipe técnica do CREAS.

Entre os temas abordados e apresentados ao grupo estão a definição do conceito de abuso e exploração sexual, os diferentes tipos de abuso sexual - intrafamiliar e extrafamiliar -, perfil da vítima e do agressor, impactos da omissão, importância da denúncia, estatísticas, entre outros.

Segundo o assistente social Simon Lucas Alves Rodrigues, o tema é delicado por se tratar de questões familiares muito íntimas e dolorosas, mas foi tratado com muita seriedade e participação ativa dos membros da reunião.

Apesar de ser um tema ainda cercado de tabus, houve ampla participação dos presentes e tivemos uma interação muito boa com a equipe, assim pudemos desenvolver a roda de conversa com o respeito necessário ao tema”, frisou.

A campanha

Em Barra de São Francisco, o prefeito Enivaldo dos Anjos sancionou recentemente, uma lei, oriunda de projeto do vereador João Luiz Cozer, que institui o Maio Laranja como mês de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A lei prevê que o Poder Público poderá, em parceria com organizações da sociedade civil e com órgãos públicos de outros municípios, do Estado e da União, formalizar parcerias e convênios para desenvolver ações informativas, educativas e de orientação social, de forma presencial ou por meios eletrônicos, durante o mês de maio.

As campanhas poderão ser realizadas através de seminários, palestras, rodas de conversas e outras atividades na área da educação, social e saúde que resgatem a dignidade enquanto ser humano, preservando a saúde física e mental dessas crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, por meio de ações da sociedade civil que atuam na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes”, diz o documento.

Origem do 18 de maio

A data foi instituída nacionalmente no ano 2000 pelo projeto de lei 9970/00 e foi escolhida devido ao assassinato da menina Araceli, ocorrido no dia 18 de maio de 1973 em Vitória ES. No dia do crime ela possuía apenas oito anos de idade quando foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta.

Disque 100

Disque 100 é um serviço de disseminação de informações sobre direitos humanos e grupos vulneráveis. A central recebe denúncias de abusos e exploração contra crianças e adolescentes diariamente, 24 horas. As denúncias são anônimas e gratuitas. De acordo com o ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), já foram registradas mais de 121,5 mil denúncias de violações de direitos humanos de janeiro a março deste ano.