Semdege e Sesi/Senai entregam os certificados de cursos na área de Costura no Barro Preto, em Paulista

24 de maio de 2023 às 07h57.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos (Semdege) entrega nesta quinta-feira, 25, na sede da Associação de Moradores do Barro Preto, em Paulista, os 40 Certificados dos cursos de Corte e Costura Industrial e Confeccionador de Lingerie, ministrado pela professora Zenilda de Oliveira Vital do Sesi/Senai de São Mateus. Os cursos foram encerrados em agosto do ano passado.

Os cursos foram o pontapé inicial da formação na área de Corte e Costura em Barra de São Francisco e começaram no dia 16 de maio, com a presença da diretora da Escola de Corte e Costura da entidade, Alecia Toscana, da instrutora Zenilda Vidal, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Geração de Empregos, Guilherme Fernandes e do subsecretário Efigênio Mariano, na sede da associação.

O encerramento contou também com a presença do vereador Ademar Antônio Vieira, o Lemão Vitorino e do subsecretário de Cultura da Semdege, Pedro Estevan.

Foram 415 aulas, divididas em dois cursos, Corte e Costura Industrial de Vestuário e Confeccionador de Lingerie.

O secretário Guilherme Fernandes destacou que os cursos são os primeiros de uma série que busca instalar em Barra de São Francisco um polo regional de confecções.

“Não vamos oferecer apenas os cursos de qualificação, mas também daremos a vocês um curso de cooperativismo, após o encerramento destes cursos, de forma que, em breve vocês possam criar uma fonte de renda própria, uma cooperativa. Nós, inclusive, daremos apoio com a intermediação da compra da produção”, frisou o secretário no encerramento dos cursos.

Segundo Guilherme Fernandes, Barra de São Francisco tem um grande potencial para o ramo de confecção e pode se tornar um polo têxtil, com a fabricação de peças de vestuário e roupas de banho.

“Estamos, através da nossa secretaria, criando um plano de ação, para resgatar esta atividade em nosso município, com a compra de equipamentos, investindo na qualificação e ofertando cursos de capacitação de mão de obra, inicialmente no Barro Preto, mas depois em outras comunidades”, disse o secretário.

Os cursos são gratuitos para as mulheres, pelo Sesi/Senai inicialmente com 40 vagas, mas a Prefeitura fez um grande investimento para ofertar esses cursos. Cada um teve custo de R$ 20 mil.

“Estou abraçando essa ideia e vamos criar unidades produtivas como essa em todos os distritos. Vamos buscar parcerias para treinar as costureiras e capacitar o pessoal de apoio também. Será um projeto integrado e buscaremos o Sebrae e o Senai para nos ajudarem com isso. Queremos formar uma grande cooperativa no município para garantir o mercado para a produção. Nossa intenção, com isso, é implantar a indústria de confecção em Barra de São Francisco”, disse o prefeito Enivaldo dos Anjos, em março deste ano, quando esteve no local para anunciar o convênio com o Sesi/Senai.

A secretária da Associação de Produtores Rurais do Barro Preto, Vera Lúcia Apolinário dos Santos, conta que o curso foi um sucesso, apesar das dificuldades iniciais.

“Foi muito difícil no início, corremos atrás de todas as documentações e, com apoio do prefeito Enivaldo dos Anjos e do vereador Lemão Vitorino, o sonho se torna realidade e, nosso objetivo é fazer parceria com a facções e trabalhar na comunidade”, informa.

A coordenadora da Escola de Corte e Costura do Sesi/Senai, Alecia Toscano, disse que o apoio da Prefeitura foi essencial para a realização dos cursos e a felicidade (pela conclusão) pode ser notada no rosto de cada um.

A professora Zenilda de Oliveira Vital se emocionou ao discursar e disse que “(Sua) maior felicidade é ver o sonho de cada um realizado e que muitas não acreditavam, até pensavam em desistir, porém, agora é hora de começar a colher os frutos e todas devem estar unidas e continuar fazendo o belo trabalho que aprenderam.”