Semus, Unopar e parceiros fazem campanha de doação de sangue em junho; saiba como doar

25 de maio de 2023 às 13h57.

A Faculdade Unopar/Anhanguera, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Ong Voluntários do Bem e outros parceiros vão promover mais uma campanha de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea em Barra de São Francisco, no dia 3 de junho, um sábado, para facilitar aos trabalhadores e trabalhadoras de Barra de São Francisco e região participarem da ação.

A campanha será idêntica à realizada no ano passado, quando foram coletadas mais de 80 bolsas de sangue e cadastradas 245 pessoas.

"Doar sangue é ter a possibilidade de compartilhar o que temos de mais valioso. Por isso, estendemos o braço a você, doador, com um gesto de agradecimento, um pedido de retorno e da mesma forma um convite àqueles que ainda não doaram. A sua contribuição é fundamental. Com uma doação você pode salvar até quatro vidas", informa o post da ação.

“Esta campanha visa a doação de sangue, assim como o cadastro de novos doadores de sangue e também de medula óssea. Estamos publicando um formulário ((https://forms.gle/Syib8tGEYMX1Kvt3A) que servirá como um meio de controle para que possamos organizar os horários e respeitar os intervalos de doação. Desta forma, você doador poderá organizar sua rotina para essa importante ação”, informa o coordenador geral do Polo da Unopar de Barra de São Francisco, Mateus Moreira Dias.

O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, disse que a participação na campanha é uma estratégia da Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Semus, que pretende ser permanente.

“É com muita alegria que atendemos ao convite da Unopar para essa campanha. Entramos com alguma estrutura, como equipamentos e ajuda para alimentação e hospedagem da equipe do Hemoes, mas pretendemos investir mais, adquirindo poltronas adequadas para o serviço e ajudando em tudo que for preciso para a campanha”, disse o secretário.

Elcimar destacou que essa iniciativa conta com total apoio do prefeito Enivaldo dos Anjos, que deseja ver Barra de São Francisco cada vez mais assumindo o protagonismo nas ações de saúde na região Noroeste.

“Sair daqui para doar sangue no Hemoes de Colatina, às vezes, é muito difícil para a maioria dos doadores, requer deslocamento, perda de tempo na estrada e, com essa ação aqui, em parceria com a iniciativa privada, com certeza, vamos conseguir mais resultados. É preciso destacar também a importância do cadastro para doação de medula óssea, que pode salvar muitas vidas. Eu mesmo, sou doador cadastrado há décadas”, destacou.