Administração municipal apresenta metas fiscais do 1º quadrimestre deste ano

30 de maio de 2023 às 09h03.

Foi apresentado na tarde dessa segunda-feira, 29, na Câmara Municipal de Barra de São Francisco, em audiência pública de metas fiscais o balanço do 1º quadrimestre de 2023.

Segundo os dados apresentados pelo assessor financeiro da prefeitura, Francisco Carlos Gomes, a administração municipal arrecadou nos primeiros quatro meses deste ano, aproximadamente R$ 60,05 milhões, teve como despesa liquidada R$ 70,95 milhões e despesa paga a quantia aproximada de R$ 58,01 milhões.

Ainda de acordo com o assessor financeiro Francisco Gomes, o município investiu 13,46% do orçamento em Saúde e 24,59% do Fundeb no Magistério.

"Além de responsabilidade fiscal, a audiência fiscal obriga que a cada quadrimestre a administração faça uma avaliação de metas fiscais: avaliando receita, despesa, limite, eficácia do pessoal com limite de gastos em educação e de saúde. A avaliação de quatro em quatro meses se faz necessária para fazer e ver se precisa realizar acertos na receita, defesa, e limite de gastos. É importante também uma forma de deixar a população consciente e ciente dos gastos públicos. O cidadão francisquense pode acompanhar pelo portal da Prefeitura, todos os dados estão lançados no portal, o cidadão pode acompanhar evolução tanto da despesa como da receita do município", destacou o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, que representou o prefeito Enivaldo dos Anjos.

Mesa

A audiência contou, na Mesa, com a participação do secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, dos vereadores, Emerson Lima, líder do prefeito na Casa, do presidente da Câmara Municipal, Ademar Antônio Vieira, o Lemão Vitorino, da vereadora Israelle Candido, do vereador Higor Soares, do assessor financeiro da prefeitura, Francisco Carlos Gomes e do assessor jurídico da Câmara Municipal, Luciano Moura Rosa.