Vigilância Ambiental realiza ação para captura de escorpiões

31 de maio de 2023 às 15h58.

A Superintendência Regional de Saúde de São Mateus ministrou uma capacitação para todos os agentes de endemias de Barra de São Francisco para captura, prevenção e cuidados para evitar acidentes com animais peçonhentos.

O número de notificações por animais peçonhentos em Barra de São Francisco coloca a cidade em primeiro lugar das demais cidades da região noroeste. Diariamente pessoas picadas por escorpião são atendidas no hospital Dr. Alceu Melgaço Filho. Para se ter uma ideia, neste ano, 236 pessoas foram atendidas com picadas de escorpião, sendo 43 só em maio, com duas em estado grave.

Durante esta semana, após muitas reclamações de moradores ao entorno do cemitério municipal, equipe da Vigilância Ambiental vistoriaram o local e foram encontrados nove escorpiões da espécie Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião amarelo.

A coordenadora da Vigilância Ambiental Patrícia Moura orienta a população para evitar o uso de qualquer produto químico (inseticida), pois a utilização de produto faz com que os escorpiões saiam de seus esconderijos e adentrem nas residências. A coordenadora orienta ainda para que proprietários deixem os lotes e quintais limpos, evitar restos de madeiras, materiais de construção e cascalhos de pedras. No caso de idosos e crianças os cuidados têm que ser redobrados por causa da baixa imunidade.

Nesta época, os cuidados com os equipamentos de trabalho devem ser redobrados para quem está na colheita de café.

A equipe da Vigilância Ambiental está à disposição da população para orientações e captura dos animais, principalmente escorpiões que tem sido a maior demanda de reclamações.

Dúvidas 27 3756 – 8000 ramal 2058