Hortões municipais produzem mais de 2 mil quilos de hortícolas e frutas, além de 164 caixas de folhosas em maio

01 de junho de 2023 às 08h33.

O subsecretário municipal de Agricultura, Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue, informou nesta quinta-feira, 1º, que os hortões municipais colheram 2.067 quilos de legumes, raízes, tubérculos e frutas, além de 164 caixas de cheiro verde e folhas em maio.

“Vale dizer, somando a produção de meados de 2021 até agora, que já ultrapassamos 30 mil kg de legumes e mais de 2,3 mil caixas de folhas”, analisa o coordenador dos hortões.

Carlim destaca que a produção está aumentando a partir deste mês quando o clima ameno fica mais propício para a produção de verduras e legumes. Ele destaca ainda que a parceria com o Ifes, ampliando o espaço de plantio no campus do Valão Fundo, tem sido substancial para manter a produção.

“Estamos trabalhando para aumentar ainda mais a produção. O prefeito Enivaldo dos Anjos tem dado suporte ao projeto e a parceria com o Ifes ajudou muito a aumentar a produção e a produtividade. São dois hortões dentro do Ifes. Estou muito feliz com esse trabalho, de produzir alimentos para quem precisa”, disse Carlim.

Mudas de frutíferas

Neste mês, os hortões também entregaram cerca de 450 mudas de frutíferas para diversos produtores rurais. São mudar de maracujá, pitaya e outras frutas que são produzidas dentro dos hortões e entregues aos produtores que fizeram solicitação das mesmas.

Projetos sociais

Toda essa produção tem sido utilizada para abastecer programas sociais como o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, o Programa Refeição Amiga, Apae, Lar dos Idosos, Casa Lar, bairros Colina, Vila Luciene, Estrela, Nova Barra, Casas Populares do bairro Colina entre outros.

“Os hortões, além de fornecerem alimentos de qualidade, sem agrotóxicos, têm ajudado também algumas pessoas que viviam em situação de rua e estiveram morando no Polo Industrial, onde o prefeito Enivaldo dos Anjos providenciou casa para eles, além de pagar uma ajuda de custo mensal, dentro do Programa Dignidade Social”, observa Carlim.

O primeiro Hortão Municipal da atual gestão foi criado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, em março de 2021, no Polo Industrial Albuíno Azeredo.

PRODUÇÃO DOS HORTÕES EM ABRIL

QUIABO (110 KG)