Sala do Empreendedor é inaugurada nesta quinta, 1º, em Barra de São Francisco

01 de junho de 2023 às 16h07.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, Guilherme Fernandes da Silva, acompanhado de vários outros secretários, dos representantes do Sebrae/ES, Pedro Rigo e Cléria Peter e vereadores da base de sustentação do prefeito Enivaldo dos Anjos, entregou, na tarde desta quinta-feira, 1º a Sala do Empreendedor, porta de entrada do Programa Cidade Empreendedora, ao qual o município aderiu desde 2021.

CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS COMPLETA 

O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, representou o prefeito Enivaldo dos Anjos, que está se recuperando de uma cirurgia no olho. 

Guilherme que divulgou recentemente dados sobre a geração de empregos, que bateu recorde este ano em Barra de São Francisco – foram gerados 1.138 novos empregos formais até abril – e também do número de novas empresas – foram criados 436 novos empreendimentos em 2022 e 54 este ano – ressaltou a importância da Sala do Empreendedor para o desenvolvimento de Barra de São Francisco.

“É um instrumento estratégico de desenvolvimento local, pois sua instalação prevê um conjunto de ações focadas no desenvolvimento de novos negócios e no fomento da economia do município”, observou o secretário.

A Sala do Empreendedor é uma parte visível do Programa Cidade Empreendedora, que foi implantado pelo município francisquense em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES).

+ Sobre a Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor abriga um conjunto de serviços que podem ir além da inclusão de atividades ligadas aos setores de fazenda, licenciamento ambiental e sanitário e demais setores envolvidos na abertura de um empreendimento.

É dentro desse contexto que muitas cidades oferecem serviços ligados à orientação sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para agroindústria e produtores rurais, orientações sobre compras públicas, atendimento empresarial incluindo plano de negócios, oferta de espaços de aceleração das empresas, além de desenvolvimento de projetos setoriais que ultrapassam a simples abertura de empresas.

+ Sobre o Cidade Empreendedora

O programa vem sendo desenvolvido em vários municípios pelo Sebrae, em parceria também com o Governo do Espírito Santo, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) e tem como objetivo transformar a realidade econômica dos municípios a partir do empreendedorismo, oferecendo um conjunto de ferramentas e soluções efetivas para reduzir a burocracia, gerar emprego, renda e oportunidades.

Para isso, o Cidade Empreendedora está estruturado em seis eixos de trabalho, sendo: Cultura empreendedora, Desburocratização, Educação Empreendedora, Compras Públicas, Salas do Empreendedor e Desenvolvimento Territorial.  O programa que é voltado para a gestão pública, vai capacitar prefeitos, gestores e servidores dos municípios por meio de treinamento para que possam seguir com o projeto.

Segundo o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o primeiro passo para o funcionamento do programa é a adesão do município, depois será feito um diagnóstico interno da administração municipal e o resultado indicará as soluções e ações voltadas para cada localidade. Para que esse estudo seja realizado o Governo fará um aporte inicial de R$ 740 mil.

“O Cidade Empreendedora é uma iniciativa única no Espírito Santo. O objetivo é conectar o dono de um pequeno negócio com a gestão pública e o agente de desenvolvimento local. O Programa vem em um momento propício, pois vai oportunizar a capacitação necessária para que os prefeitos e seus técnicos possam superar as dificuldades econômicas provocadas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), bem como os reflexos sociais”, afirmou o Alberto Gavini.

De acordo com o gerente de Micro e Pequena Empresa da Aderes, Paulo Barbosa – que esta semana visitou os municípios de Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra, Mucurici, Ponto Belo e Pedro Canário –, o programa vai promover o desenvolvimento econômico da cidade com o apoio da gestão pública e de lideranças municipais, fortalecendo o micro e o pequeno empresário de todo Estado.

“Promover a cultura empreendedora dentro do serviço público para gerar maior conscientização da importância dos pequenos negócios na economia local é imprescindível para estimular iniciativas e políticas públicas que beneficiem o empreendedorismo”, disse Paulo Barbosa.

Para Paulo Barbosa o trabalho só está começando e a intenção é formar um Espírito Santo de Cidades Empreendedoras. 

Eixos de trabalho do Programa Cidade Empreendedora 

1- Gestão Pública Empreendedora  

Promover o engajamento, a qualificação e capacitação dos gestores públicos municipais, fortalecendo a agenda do desenvolvimento econômico do município e a cultura empreendedora.

2- Desburocratização  

Implementar ações, processos ou alterações no marco legal com objetivo de reduzir a burocracia, otimizando o tempo de abertura e regularização das atividades econômicas.

3- Compras Governamentais  

Apoiar o município na adequação de seus processos licitatórios para compras públicas de produtos e serviços locais e preparar os pequenos negócios para fornecerem ao poder público.

4- Poder Público como Indutor da Inovação 

Fomentar e acelerar o crescimento de pequenos negócios locais, estimulando a inovação e promovendo a sinergia com os demais atores do ecossistema de inovação para contribuir com o desnevolmento econômico sustentável do território.

5-Inclusão Produtiva  

Oportunizar cidadãos que vivem em situação de vulnerabilidade social, principalmente os atendidos por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), para promover o acesso destas pessoas ao mercado através do empreendedorismo.

6- Liderança e Território 

Identificar e estimular o diálogo entre lideranças públicas, empresariais e do terceiro setor, construindo uma rede de relacionamento convergente ao desenvolvimento.

 

Boletim Informativo

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Horário de funcionamento

De segunda à sexta, das 08 às 17 horas

Telefone

(27) 37568000

Endereço

Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.