Semel representa Barra de São Francisco na posse do Conselho Estadual do Esporte

Representando à Prefeitura de Barra de São Francisco a Secretária Municipal de Esportes, Grasiele Marques, e o Coordenador de Eventos Esportivos, Osmar Possatti, participaram na quinta-feira (1) do lançamento dos editais do Programa Voe Atleta e do Chamamento Público para a realização de eventos esportivos.

02 de junho de 2023 às 15h20.

o Coorrdenador de Eventos Esportivos Osmar Possati, o Secretário de Estado de Esportes José Carlos Nunes e

a Secretária Municipal de Esportes Grasiele Marques.

A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, e também contou com a posse dos membros do Conselho Estadual de Esporte e Lazer. O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande, Secretário do Estado de Esportes José Carlos Nunes, prefeitos, secretários de Esportes do Estado, federações esportivas capixabas, entidades, lideranças políticas, associações esportivas e outros.

Para Casagrande, os programas de fomento ao esporte do Governo do Estado são ferramentas de desenvolvimento: “O Voe Atleta é um aprimoramento do antigo Compete Esportivo. Este programa é importante para quem representa o Espírito Santo em eventos de alto rendimento no Brasil e fora do país. Sempre digo que quando um atleta capixaba sobe ao pódio, todos nós subimos juntos. Quando ele levanta a bandeira lá no alto, está levantando todo um Estado que está torcendo por ele. Não existe lugar desenvolvido sem esporte desenvolvido.

O Bolsa Atleta também é fundamental para quem vive integralmente do esporte. E para quem não pratica esporte de alto rendimento, o Governo do Estado também incentiva a prática esportiva. Estamos revitalizando campos Bom de Bola e também outros equipamentos, fazendo academias populares”.

Conselho Estadual de Esporte e Lazer

A criação do Conselho Estadual de Esporte e Lazer (CEEL), que estava inativo desde 2010, tem o intuito de estimular as iniciativas públicas e privadas no desenvolvimento das atividades esportivas e de lazer, visando efetivar ações, debater e construir diretrizes para o fortalecimento de melhorias em todos os níveis, numa perspectiva de colaboração e integração, para fomentar a qualidade de vida e a prática esportiva para todos os capixabas.

O conselho terá como presidente e membro nato o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes. Além dele, serão membros: Ferreira Neto, Geovani Silva e Guilherme Filgueiras, como representantes da comunidade esportiva por seu notório envolvimento com o desporto capixaba, tendo como suplentes Bruno Malias, Carlos Germano e Leni Junior; André Schieck e Arnaud Cordeiro, como representantes de federações esportivas, tendo como suplentes Marcos Paulo Silva Duarte e Monika Queiroz; Leonardo Emannuel Cerqueira, representando o Conselho Regional de Educação Física, tendo como suplente Genilson Mendes de Souza; Jair Oliveira, representando a imprensa esportiva capixaba, tendo como suplente Fernando Zambom; Drª Paula Cristina da Costa Silva, representando o Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte, tendo como suplente Dr° Nelson Figueiredo de Andrade Filho; Adalberto Rodrigues, representando entidades das pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, tendo como suplente Jessica Santana; e Edson Castardeli, representando as escolas de Ensino Superior de Educação Física do Espírito Santo, tendo como suplente Liana Abrão Romera.

O edital do Voe Atleta, programa que custeia viagens de avião para que esportistas de alto rendimento disputem competições nacionais e internacionais, terá um investimento de R$ 1,4 milhão, com vigência de compra de passagens aéreas para o segundo semestre deste ano.

O Chamamento Público terá um aporte de R$ 3,7 milhões para a realização de eventos esportivos em 2023 e 2024. Podem participar do edital federações, associações e entidades esportivas que pretendem organizar eventos durante a vigência destes dois anos.

Grasiele e Osmar também tiveram a oportunidade de assistir a palestra do Dr. Fernando Marinho Mezzadri, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele apresentou aspectos e mudanças básicas na Lei Geral do Esporte, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional.