Semus alerta usuários para necessidade de atualizar cadastro no SUS

29 de agosto de 2023 às 07h58.

O cadastro ou atualização dele pode ser feito em uma consulta de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios de Barra de São Francisco. Ele é o registro da pessoa no SUS. Manter todos os dados atualizados, incluindo o endereço e telefones, é muito importante, pois facilita a localização e a busca ativa do cidadão na hora de avisar sobre exames e consultas, situação vacinal ou mesmo na hora de identificar alguma possível doença transmissível.

Esta semana, o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, alertou para o fato de que muitos pacientes estão com cadastro necessitando de atualização, principalmente de número de telefone.

“Os agendamentos feitos pela Sesa estão sendo confirmados por telefone, por isso a necessidade urgente de atualização”, observa Elcimar, que pede aos usuários francisquense que procurem o mais rápido possível uma UBS para fazer a atualização.

O cadastro atualizado garante o monitoramento e a continuidade do cuidado da população. Por isso, uma série de vídeos explica aos cidadãos sobre a importância do registro. Para os gestores e profissionais de saúde, mostra como realizar corretamente o cadastramento dos brasileiros que precisam acessar a saúde pública.

Um dos objetivos do registro é fortalecer o vínculo entre o cidadão e o profissional, o que permite conhecer as pessoas e suas necessidades de saúde, acompanhá-las e assegurar cuidado adequado.