Em meio às tragédias e inundações que causaram transtornos e prejuízos a vários municípios da região Noroeste do Espírito Santo, tem chamado a atenção da população de Barra de São Francisco, a relativa tranquilidade dos moradores das margens dos rios Itaúnas e São Francisco, na sede do município.
Este ano, a Secretaria Municipal de Transporte e Estradas (SEMTE) iniciou a limpeza no final do mês passado, pelo rio São Francisco, e continua até hoje, na região da Vila Gonçalves, avançando para o Irmãos Fernandes até a ponte da avenida Carlos Valli.
Desde 2021 não havia registro de inundações nos bairros ribeirinhos, o que acabou acontecendo em janeiro deste ano, devido a um forte temporal que caiu no município de Mantena, Leste de Minas Gerais, e o rio São Francisco sofreu com uma inundação repentina que chegou a arrastar parte de uma ponte no Campo Novo, em Barra de São Francisco.
“Se não fosse essa limpeza que fizeram nos rios, acho que a gente já tinha sofrido uma enchente brava. Essa desse ano atingiu só a região do Campo Novo e Irmãos Fernandes porque choveu demais em Minas, mas se os rios não estivessem limpos, seria uma tragédia”, opina Márcio Fabiano, morador do centro da cidade.
Opinião muito parecida, tem um morador do Loteamento Carabina, entre a Rua Mineira e o Campo Novo, crítico de algumas ações do prefeito, mas que reconheceu o ‘excelente trabalho’ da prefeitura na limpeza das margens dos rios, feita logo no início do mandato atual.
“Como morador da margem do rio São Francisco, não posso deixar de elogiar o trabalho feito pela prefeitura na limpeza dos rios. Sei que ninguém agrada a todos, mas, o prefeito e sua equipe estão de parabéns pelo serviço feito nos rios”, disse o morador, que não quis ter seu nome divulgado.
Nos três últimos dias já choveu mais de 100mm em Barra de São Francisco, com tempestades noturnas que, em outros tempos, teria provocado inundação em algumas ruas, mesmo que por poucas horas.
As chuvas que caem na cabeceira do Itaúnas atingem também a cabeceira do rio São Francisco – ambos nascem próximos um do outro, perto de Santa Luzia, em Mantenópolis – e as águas que chegam aos dois rios na sede de Barra de São Francisco não provocaram nenhuma preocupação com enchente.
Para o prefeito Enivaldo dos Anjos, as medidas tomadas logo nos primeiros dias de sua gestão, como o desassoreamento e abertura dos rios, com retiradas de toneladas de entulho, foram fundamentais para que a população ribeirinha não sofresse danos e esse trabalho tem sido importante para evitar o transbordamento dos rios em bairros ribeirinhos como o Campo Novo, Loteamento Carabina, Irmãos Fernandes (Rua Mineira) e Vila Gonçalves.
Dos Anjos observou ainda que a Barragem Everaldo Bianquini, no Itaúnas, obra reivindicada por ele, enquanto deputado estadual, tem servido como uma proteção importante contra as enchentes na sede, já que ela ajuda a controlar o volume de água que chega até a cidade.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda à sexta, das 08 às 17 horas
(27) 37568000
Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000