Obra de requalificação da área do bairro Cruzeiro trouxe um mnovo cartão postal para Barra de São Francisco
A inauguração da Área Verde Sebastião Simões, no bairro Cruzeiro, na noite desta segunda-feira, 25, trouxe um leque de emoções para a população e o prefeito Enivaldo dos Anjos. A obra é considerada uma das mais marcantes da atual gestão, por transformar uma região quase abandonada e onde imperava o uso de drogas e a prostituição, em um cartão postal da cidade, com oferta de lazer e atividades físicas para todos.
Antes de autorizar a ligação das luminárias, Enivaldo ouviu com paciência os discursos, de vereadores, secretários e também de um familiar do comerciante Sebastião Simões, que empresta o nome ao local, já consagrado como novo cartão postal e ponto turístico do município.
Leandro Simões, um dos muitos membros da família Simões que estiveram presentes no evento da noite de ontem, elogiou e agradeceu a lembrança do prefeito Enivaldo dos Anjos e disse que era um sonho não só dele, mas de toda a sociedade francisquense, ver aquela área, que servia antes apenas para consumo de drogas e prostituição, tolamente urbanizada. “Ficamos felizes pela lembrança do nome do meu pai. Ele e o Enivaldo, nossas famílias sempre foram amigos, moramos perto lá embaixo e, meu pai, certamente está lá em cima feliz por essa lembrança”, destacou Leandro.
Além do filho Leandro e da filha Josi, estiveram presentes o promotor de Justiça Luiz Carlos Vargas, também parente do homenageado, entre outros familiares.
O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, foi um dos primeiros a discursar e lembrou que, logo no início do atual mandato, em 2021, foi cobrado por um amigo sobre a solução para a área do bairro Cruzeiro.
“Nós dissemos para ele que o Enivaldo iria transformar essa área e, hoje, estamos aqui entregando essa obra que já se tornou referência em urbanismo no município”, disse ele.
Confira a galeria de fotos completa do evento
Prefeito Enivaldo dos Anjos com membros da família de Sebastião Simões
Era perceptível a emoção na voz do prefeito de Barra de São Francisco, ao falar da obra e da sua determinação de homenagear pessoas que fizeram a história de Barra de São Francisco.
O prefeito destacou que, desde que assumiu o mandato, vem buscando homenagear essas pessoas, que deixaram suas marcas na construção e no desenvolvimento da cidade.
“Se hoje nós temos uma cidade, um município desenvolvido e crescendo, devemos isso a estas pessoas, como o Sebastião Simões, um dos primeiros comerciantes da cidade, portanto, homenagear essas pessoas, que deram grande contribuição para que chegássemos a esse crescimento é uma grande satisfação para nós”, disse.
Dos Anjos iniciou seu discurso discorrendo sobre o papel fundamental de Barra de São Francisco na chamada ‘Guerra do Contestado’, quando o município foi a ‘Sentinela Capixaba’, frustrando o sonho dos mineiros, de abrir caminho para o mar invadindo o território capixaba.
O prefeito falou ainda sobre o crescimento econômico que o município vem experimentando, a falta até de moradia na cidade por causa da fartura de empregos e previu um futuro muito mais promissor a partir de algumas situações como a implantação das ferrovias e a exploração do lítio na região. “Hoje (ontem), fomos procurados por dois veículos de comunicação da Capital, querendo saber mais sobre o lítio. Nós acreditamos que esse mineral, que vale dez vezes mais do que o minério e ferro é fundamental na indústria de baterias vai trazer ainda mais progresso”, disse.
+ Sobre a Área Verde Sebastião Simões
A iluminação da Área Verde Sebastião Simões conta com 21 postes, sendo 17 de concreto e 4 de vibra, e um transformador de 45 KVA. A empresa que executou o serviço de posteamento e iluminação pública foi a EDP (Escelsa), em parceria com o município de Barra de São Francisco, totalizando aproximadamente 598 metros de iluminação. O investimento é de R$ 104.874,01.
O local tem mais de 650 m² de pista de caminhada pavimentada em bloquete e outros 2.935 m² em bloco sextavado, nas ruas Cleto Ceciliano de Paula e Pimenta Sathler, que interligam a rua Gumercindo Farias à rua Ayrton Senna da Silva, que por sua vez, vai até a rua Prefeito Manoel Gonçalves, ao lado do Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho.
A empresa responsável pela execução do projeto foi a BioLife, sob orientação do engenheiro agrônomo Erickson Gandino Barreto. O objetivo é garantir mais segurança e atrair mais visitantes para o monumento turístico, inclusive no período da noite.
“Este projeto nasceu do prefeito Enivaldo dos Anjos, ele quis construir essa área para que a população e turistas pudessem ter uma visão ampla da cidade”, comentou a secretária de Serviços Públicos Delegado, Clauzenira Bueno Galhardo, que acompanha os trabalhos de iluminação.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda a sexta, das 8h às 11h e 13h às 17h
(27) 37568000