Ação marcou o encerramento da campanha nacional de prevenção ao suicídio
Servidores da Secretaria de Saúde (Semus) da Prefeitura e alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Unopar - Polo Barra de São Francisco realizaram na manhã deste sábado, 30, a Caminhada pela Vida, de encerramento da Campanha Setembro Amarelo, que faz alusão à a luta pela vida e saúde mental.
Os manifestantes se concentraram cedo na praça Arlindo Pinto da Costa, e começaram a caminhada, com a escolta da Patrulha Comunitária da Polícia Militar (PMES), pela avenida Prefeito Edison Henrique Pereira, sentido à feira da Rua Mineira, onde distribuíram folhetos e abordaram os frequentadores e feirantes com mensagens positivas em defesa da valorização da vida.
"Estamos muito satisfeitos com esse momento de parceria e união entre a Secretaria de Municipal Saúde e os acadêmicos de enfermagem do polo Unopar em Barra de São Francisco, para que nós possamos conscientizar melhor a nossa população. Com esse tema principal trabalhado, nós fechamos o mês com várias ações já promovidas como, palestras e estratégias de saúde da família", disse a enfermeira da Semus e tutora do curso de enfermagem na Unopar, Andrea de Freitas.
"Essa caminhada da valorização da vida é para mostrar ao povo de barra de são francisco, que eles não estão sozinhos e que podem contar com o trabalho da Saúde mental. Não podemos ficar calados em relação às questões psicológicas!", destacou a coordenadora da campanha Lorena Calvacante.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de janeiro a agosto de 2023, o Espírito Santo registrou 3.821 casos de lesões autoprovocadas e 85 óbitos por suicídios. Em 2022, durante todo o ano, foram 5.282 casos de lesões e 241 óbitos.
A referência técnica pontua que o diálogo com as pessoas que aparentam as mudanças de comportamento e a garantia do acolhimento/acompanhamento pelos serviços públicos de saúde são essenciais e podem fazer diferença.
"Como técnico agente da saúde nós temos a possibilidade de visitar as famílias e nessas visitas, saber se tem alguém com problema de saúde, e lembrá-lo que a melhor solução é pedir ajuda, principalmente na família. Então com ajuda da família, fazemos o acompanhamento para curar a depressão", explicou a técnica agente comunitária de Saúde, Marilza Medeiros Helmer.
Ao final dos trabalhos na feira, a caminhada seguiu de volta à praça central pela avenida Jones dos Santos Neves.
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda à sexta, das 08 às 17 horas
(27) 37568000
Rua Desembargador Danton Bastos, nº 1 - Centro Barra de São Francisco - ES - Cep: 29800-000