Alunos do Projeto Jovens do Futuro começam curso de robótica no Ifes

24 de outubro de 2023 às 16h29.

Iniciou na manhã desta terça-feira (24), a segunda turma de robótica com 25 alunos de 12 a 17 anos, do projeto Jovens do Futuro, que é desenvolvido pela Prefeitura de Barra de São Francisco. O curso de robótica é realizado no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Paulista, por meio do edital do Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

O curso tem duração de 24 horas, sendo divido em 12 horas de teoria e 12 horas de prática, no qual, os estudantes aprendem sobre programação e linguagem da computação. De acordo com o coordenador do curso de robótica, Heyder Vagner Ramos, por meio do programa Scratch, os alunos aprendem a teoria de forma lúdica nas atividades de criação de games como: perseguição, labirinto e jogos com operações lógicas e matemáticas.

"Na parte prática, temos mais 12h divididas em 3 encontros de robótica. Em que, a gente trabalha com o kit Lego Spike Prime com mais de 500 peças sendo três, sensores, robôs e motores cada, além do hub programado. Aí em cada aula a gente monta um robô diferente com aquele conhecimento adquirido na teoria", explicou o coordenador do curso. Ele ainda enfatizou a importância desse tipo de capacitação em Barra de São francisco. "Aqui na região, não existe nenhum curso que ofereça esse tipo de tecnologia, portanto, é um avanço significativo para a região e aos alunos do município".

A estudante Débora Saldanha Silva falou da satisfação em poder fazer parte do curso de robótica. "É muito importante ter o curso de robótica no nosso currículo e até ajuda na parte do inglês que é essencial no mercado de trabalho. A direção é atenciosa conosco e pude fazer novos amigos. O professor Gabriel Marim, que eu já conheço há um tempo, foi bem caloroso e nos fez sentir muito bem recebidos, ele explica o conteúdo de forma bem entretida e divertida, e a administração do Menezes, Varcari, e o Reginaldo, tem contribuído em nosso crescimento profissional", disse a aluna.